MACROCÉLULA

Apresentação
O projeto Macrocélula iniciou suas atividades como um projeto etinerante do PIBID Ciências Biológicas UNIFAL-MG em 2012 sendo apresentado em varias escolas, sendo premiado no Congresso Nacional de Educação. Em 2014 o PIBID em parceria com a pró-reitoria de extensão construiu um espaço permanente no museu da UNIFAL-MG onde o projeto passou a atender alunos de escolas e universidades de toda a região para ensino de biologia celular, auxilio no estágio docente dos acadêmicos e possibilitando a aproximação com do público no geral através da visitação aberta periodicamente. Uma réplica do projeto foi montada na SBPC 2017 e outra no Museu Catavento (SP) em 2018, financiada pela Sociedade Brasileira de Biologia Celular. Em 2019 como o PIBID não conseguia mais atender a demanda sozinho, o projeto foi submetido ao edital PROEX 2019. Em 2020 e 2021, com o fechamento das escolas, não submetemos o projeto mas algumas visitações ocorreram on line através do projeto planejando o museu.

Objetivos
- Atender alunos e professores de escolas e universidades da região em uma tentativa de auxiliar o processo de ensino/aprendizagem na área de biologia celular. - Auxiliar os professores das escolas de ensino médio e fundamental a aplicarem o conteúdo de Biologia Celular. - Possibilitar o desenvolvimento de dinâmicas específicas para aplicação de diversos conteúdos dentro da disciplina de biologia celular de acordo com a faixa etária dos estudantes. - Permitir a visualização de uma maneira mais ampla que livro didático para aluno do ensino fundamental, médio e superior. - Facilitar o processo de ensino e aprendizagem na área de Biologia Celular e Molecular em todos os níveis de conhecimento. - Complementar o aprendizado e as práticas de ensino dos acadêmicos da UNIFAL-MG, assim como, acadêmicos de universidades de toda a região na área de Biologia Celular e Molecular. - Atuar como ferramenta para formação continuada de professores de Ciências e Biologia. - Auxiliar nas práticas de estágio docente do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UNIFAL-MG caracterizando um espaço não formal de ensino e aprendizagem, - Implementar as práticas docentes dos licenciandos em Ciências Biológicas da UNIFAL-MG com atividades direcionadas a um publico heterogênio - Aproximar a população do conhecimento da área de Biologia Celular através de "uma viagem ao interior de uma célula". - Aproximar a Universidade da comunidade através de visitas públicas periódicas. - Divulgar o conhecimento científico de uma maneira mais lúdica para a população.

Justificativa
O ensino de ciências costuma ser abordado com ênfase em aulas teóricas e expositivas tendo a mínima participação dos alunos. Estudos apontam que a falta de atividades diversificadas junto a determinados conteúdos trabalhados na disciplina de ciências do ensino médio e fundamental dificulta o processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando o tema parece abstrato para o cotidiano do aluno como "BIOLOGIA CELULAR". Desta maneira, buscando novas metodologias que permitam uma abordagem mais ampla e que minimizem a distância existente entre o aluno e o conteúdo abordado em sala de aula na área de `biologia Celular" o PIBID Ciências Biológicas (UNIFAL-MG) criou a "Macrocélula" em 2012 e em 2014 a Macrocélula, antes etinerante que andava de escola a escola, passou a ocupar uma sala no Museu da Memória e Patrimônio (MMP) da UNIFAL-MG constituindo uma ação colaborativa entre PIBID/Extensão universitária, visando atender as escolas e universidades da região. Em 2016 a "Macrocélula" recebeu mais de 2000 alunos de Alfenas e região através de visitas agendadas e em 2017 este número chegou a 2500 alunos. Este número foi alcançado sem contar o público atendido aos finais de semana junto a outras atividades do MMP como: "Uma noite no Museu" e o "Museu e a Feira" . Os trabalhos desenvolvidos nestes espaços com o atendimento às escolas, tem gerado dados de pesquisas importantes que vem sendo apresentados em diversos eventos de educação e de museus em âmbito nacional e internacional. A apresentação de trabalhos sobre o projeto gerou convites para a montagem de uma réplica do espaço da Macrocélula na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, entre os dias 16 e 22/07, no campus Pampulha, em Belo Horizonte na UFMG durante a SBPC em 2017 e nesta oportunidade o modelo recebeu mais de 15 mil visitantes entre alunos e professores (ensino médio e fundamental). Em 2018 o projeto foi apresentado no Congresso Nacional da Sociedade de Biologia Celular (SBBC) e a SBBC financiou a confecção de uma réplica do modelo que foi montado no Espaço Cultural Catavento de julho a setembro de 2018 recebendo mais de 250 mil visitantes durante estes meses. Neste período precisamos contar com a colaboração de voluntários além de alunos do PIBID para atendimento e todos ficaram bastante sobrecarregados. No entanto, com os cortes no projeto do PIBID executados pelo governo, apesar do projeto da Macrocélula continuar crescendo e ter a oportuniddae de ser replicado para outras instâncias, o atendimento das escolas no MMP ficou bastante prejudicado pois não tínhamos um bolsista ou um núcleo de alunos atuando exclusivamente no projeto. Assim, em 2019 o projeto Macrocélula foi desassociado do PIBID e submetido como um projeto de extensão vinculado ao programa do MMP o que possibilitou a seleção de bolsistas e um grupo de acadêmicos que se responsabilizou pelo atendimento das escolas permitindo que o espaço da Macrocélula fosse aberto com maior frequência para a população regional. Em 2020 e 2021 no entanto, com a pandemia, os atendimentos voltaram a reduzir e o PIBID sozinho conseguiu dar conta da demanda e por este motivo não foi submetido a extensão. Nestes anos o grupo que atua no espaço focou no desenvolvimento de dinâmicas virtuais para atendimento on line as escolas e na ampliação da área de biologia celular, histologia e embriologia durante a reforma do MMP. Em 2022 de acordo com novas demandas, e a parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Ensino junto ao programa onde este projeto esta inserido, vamos voltar as atividades de atendimento escolar presenciais, pretendemos implementar ações de formação de professores trabalhando em conjunto com os cursos de licenciatura da UNIFAL-MG inclusive com a pretensão de viabilizar disciplinas focadas para curricularização da extensão neste espaço e pretendemos ainda, firmar um convênio com a UNESP Botucatu. Como pode ser observado o trabalho neste projeto já esta consolidado, no entanto, para que as ações se amplifiquem e se fortaleçam seria imprescindível a aprovação do projeto no edital da PROEX 2022.

Beneficiário
Todos os estudantes e professores de ensino fundamental, médio e superior de Alfenas e região (com visitas agendadas). A população regional, através da visitação aberta aos fins de semana e publico de outras Unidades Ensino através de convênios estabelecidos e a própria equipe que atua no projeto.