PLANTAS MEDICINAIS: FOLHAS QUE CURAM

Apresentação
O presente projeto busca expandir as ações de saúde e do cultivo sustentável de plantas medicinais com interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade alfenense (que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) da UNIFAL-MG e UBS), e uma comunidade escolar (escola Polivalente). O intuito inicial do projeto é manter um horto medicinal comunitário com a colaboração de docentes, discentes e comunidade local. Este horto tem o propósito de disponibilizar plantas medicinais in natura como fonte terapêutica, de promover integração entre Universidade e comunidade com troca de saberes, proporcionar a todos os participantes qualidade de vida com atividades práticas e servir como horto didático aos docentes da Universidade. O projeto também consistirá na realização de atividades de educação em saúde, cursos práticos de cultivo e técnicas de colheita e pós-colheita e o fornecimento in natura das mesmas de forma racional, consciente e sustentável.

Objetivos
O projeto tem o intuito de obter e cultivar plantas medicinais no horto medicinal comunitário. Além de disponibilizar mudas para a comunidade e plantas in natura para as ações do projeto de extensão "Jardim Sensorial". A manutenção do horto envolverá alunos de diferentes cursos, docentes da Farmácia e Nutrição, integrantes do Programa de Extensão “Semeando Ideias” e a comunidade alfenense. Será feito também uma avaliação do perfil do público alvo do projeto, quanto ao conhecimento e uso de plantas medicinais por meio da aplicação de um questionário. Serão conduzidas também atividades de Educação em Saúde com integração e troca de conhecimentos entre o público alvo e a comunidade acadêmica a partir de: rodas de conversa abordando o uso, as indicações, a toxicidade, os eventos adversos das plantas medicinais; oficinas de trocas de mudas e práticas de cultivo e práticas de colheita e pós-colheita com foco na qualidade. Ações de educação ambiental e sustentabilidade na prática. Aproveitar o espaço da universidade para proporcionar bem-estar aos envolvidos. Fornecer plantas medicinais para as ações do projeto de extensão Jardim Sensorial. Incentivar o uso racional e sustentável de plantas medicinais como alternativa terapêutica. Envolver alunos de diferentes cursos na execução do projeto. Disseminar os conhecimentos e tirar dúvidas da comunidade através de uma parceria com o projeto de extensão "A Voz da Ciência". Incentivar os docentes da universidade a adotarem o espaço como um horto didático para atividades extra salas com intuito de gerar produtos para a pesquisa científica, além de reforçar a responsabilidade social enquanto Universidade.

Justificativa
O uso de plantas medicinais data desde o início das civilizações como fonte terapêutica para cura de doenças. Segundo a OMS, ainda é uma prática muito utilizada pela população mundial (60%) e por 85% dos países em desenvolvimento (SHUAIB et al., 2023). Após um período de predominância do uso de medicamentos industrializados, o mercado atual tem buscado as plantas medicinais como alternativa medicamentosa devido à baixa toxicidade e eventos adversos. Além de ser considerada uma estratégia de baixo custo e acessível para toda comunidade (SAAD et al., 2016). Seguindo as políticas públicas desenvolvidas no Brasil no campo das plantas medicinais e fitoterápicos (Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Portaria Interministerial n° 2.960/2008), o projeto propõe interagir com a comunidade alfenense (usuários do SUS - LACEN, FarUni e UBS e comunidade escolar) para resgatar a prática do uso terapêutico de plantas medicinais em suas rotinas. Para isso, a utilização do horto medicinal comunitário se mostra uma estratégia que proporcionará a obtenção das plantas in natura a serem disponibilizadas aos integrantes do projeto, além de estimular o compartilhamento de saberes populares e científicos entre diferentes gerações, como também a educação ambiental e o uso da biodiversidade local de modo sustentável. A execução do projeto também propiciará aos acadêmicos integrantes do projeto um aprendizado baseado na prática e na realidade da comunidade com interações extra salas de aula, resultando em uma formação profissional mais cidadã, sustentada na indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão.

Beneficiário
Comunidade de Alfenas que utilizam os serviços do SUS (LACEN e FarUni - UNIFAL e UBSs) e comunidade escolar (Escola Municipal Polivalente), acadêmicos do curso de farmácia e de demais cursos interessados e servidores da UNIFAL-MG.