CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DA UNIFAL - CEFAL

Apresentação
Atuando desde 2009, O CEFAL - Centro de Farmacovigilância da UNIFAL é um projeto de extensão já consagrado na área de farmacovigilância (FV). Buscamos atender as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) visando a descentralização da FV. O principal objetivo do CEFAL é divulgar informações sobre FV e sensibilizar estudantes, profissionais e a população sobre a importância da FV para a segurança dos medicamentos comercializados e distribuídos no país. O projeto disponibiliza um serviço de recebimentos de notificações sobre Eventos Adversos a Medicamentos (EAM), sendo suporte para pesquisas de iniciação científica e pós-graduação na área de assistência farmacêutica. Os EAM compreendem as Reações Adversas a Medicamentos (RAM), Erros de Medicação (EM) e Desvios de Qualidade (DQ). A existência de Centros de Farmacovigilância tem por objetivo facilitar que essas notificações de EAM sejam realizadas tanto por profissionais de saúde, como por usuários de medicamentos.

Objetivos
Ser um centro de referência para notificação de eventos adversos para a população, acadêmicos e profissionais de saúde na região. Promover capacitação em farmacovigilância para acadêmicos, profissionais de saúde e docentes, neste cenário de pandemia, atuar através das redes sociais e oferecer vídeos visando divulgar o conhecimento na área. Estimular o Uso Racional de Medicamentos através de campanhas e nos serviços oferecidos na Farmácia Universitária. Estimular pesquisas acadêmicas sobre a Utilização de Medicamentos e Farmacovigilância. Disseminar os conceitos sobre o Descarte Correto dos Medicamentos vencidos ou não utilizados visando conscientizar a população sobre os riscos do descarte inadequado dos medicamentos ao meio ambiente. Dar o suporte, na prestação de serviços de recebimento de notificações, ao projeto de doutorado intitulado "FARMACOVIGILÂNCIA: ESTUDO PROSPECTIVO DAS REAÇÕES ADVERSAS NA MEDICINA DA DOR E IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO HOSPITALAR"; projeto devidamente registrado e aprovado na PRPPG e CEP. Encaminhar essas notificações recebidas da Santa Casa (projeto de doutorado) para a ANVISA.

Justificativa
Novos medicamentos e formas farmacêuticas são lançadas a cada ano; além disso, as empresas tem diminuído o tempo em que os medicamentos participam de estudos clínicos (como observamos no caso das vacinas), lançando no mercado medicamentos que podem apresentar reações adversas não identificadas nos estudos clínicos. Soma-se a isso os problemas de qualidade que afetam os medicamentos por problemas em sua cadeia produtiva. Além disso, o uso indiscriminado ou incorreto de medicamentos devido a erros de medicação contribui consideravelmente para os eventos adversos a medicamentos. Desta forma, diante do grande número de eventos adversos frente ao uso de medicamentos já comercializados e produtos sem qualidade no mercado, somado a importância de gerar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho com conhecimento científico, o CEFAL tem um papel importante, pois pode, trazer sua contribuição ao ensino farmacêutico e também às demais profissões da área da saúde, oferecendo um serviço de interesse público na área de farmacovigilância. A farmacovigilância contribui para a promoção do uso racional de medicamentos, reduzindo assim as taxas de mortalidade através da detecção precoce dos problemas de segurança relacionados ao uso dos medicamentos. O CEFAL tem a importância de oferecer um serviço descentralizado de recebimento de notificação para contribuir a nível nacional na identificação precoce eventos adversos a medicamentos, para monitorar e realizar intervenções oportunas para proteger as populações de danos. Além disso, inovar com projetos de iniciação científica e extensão que possam trabalhar os problemas detectados no decorrer das atividades do CEFAL. Atualmente estimular a participação de acadêmicos de outros cursos da área de saúde além do curso de farmácia, como: Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Medicina. Além disso, busca ampliar a atuação através de parcerias com estágios, outros projetos e também programas. Durante o ano de 2021 o CEFAL, atuando como parte do projeto de doutorado da FCF tem recebido aproximadamente 50 notificações mensais de eventos adversos a medicamentos apenas oriundos da Clínica da Dor da Santa Casa de Alfenas. Para 2022 pretendemos ampliar a divulgação nas redes sociais e divulgar a prestação de serviço do CEFAL para outros setores de atendimento a saúde de Alfenas.

Beneficiário
População em geral, através de informações nas redes sociais e serviço de recebimento de notificações. Acadêmicos da área de saúde em atividades de extensão, pesquisa e ensino. Os profissionais de saúde encontram no CEFAL o referencial teórico para auxílio na tomada de decisões