RECONHECER E VALORIZAR: A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE PLANTAS DA UNIFAL- MG/VARGINHA

Apresentação
A Unifal implementou um Sistema Regenerativo Urbano (SRU), no campus de Varginha, com o plantio de aproximadamente 800 mudas, aumentando significativamente a variabilidade de espécies presentes ali. Neste contexto, o projeto de extensão "Reconhecer e valorizar: a construção de um catálogo de plantas da Unifal-MG/Varginha" tem como objetivo divulgar os conhecimentos científicos e popular relacionados ao cultivo, uso e características das plantas por meio da identificação das espécies e elaboração de um catálogo informativo on-line. Espera-se, assim, estimular um convívio cotidiano no local com a comunidade dos três campi da Unifal, as escolas e o restante da população de Varginha e, assim, despertar e ampliar o sentimento de pertencimento ao meio ambiente e a consciência para o potencial do ser/sujeito transformador dos espaços e das relações no perímetro urbano.

Objetivos
Especificamente, pretende-se concluir o processo de sistematização e divulgação dos conhecimentos científico e popular relacionados ao cultivo, uso e características das plantas por meio da construção de um catálogo informativo on-line sobre as plantas presentes e cultivadas na Unifal/Varginha. Esse meio de divulgação científica visa promover a agricultura praticada no campus como uma ferramenta de EA que busca estimular um convívio cotidiano no local com comunidade dos três campi da Unifal, as escolas e o restante da população de Varginha; e, assim, incentivar a retomada/ampliação da prática tradicional do cultivo de plantas alimentícias, medicinais e frutíferas nos lares e nos terrenos da vizinhança.

Justificativa
Para Valerio e Pinheiro (2008), é atual, a importância de organizar o acesso e a oferta de informação. A divulgação científica difunde o conhecimento científico por meio da recodificação da linguagem técnica para termos passíveis de compreensão pelo público não especializado (Bueno, 1985). Segundo Frota-Pessoa (1988), a divulgação científica cumpre as funções básicas do jornalismo científico, quais sejam, informativa, educativa, social, cultural, econômica e político-ideológica (Kreinz, 1998, p.21-23 apud Nunes, 2003). Neste contexto, a divulgação de informações e saberes sobre as diferentes espécies plantadas no campus viabiliza o (re)conhecimento dos benefícios da AUP e sua consequente valorização pode instigar mudanças na ocupação dos espaços, na medida que a difusão do conhecimento tem poder de modificar padrões culturais de comportamento. No caso da AUP, a construção desse catálogo busca o resgate do conhecimento tradicional e se faz importante para qualificar e integrá-lo ao conhecimento científico.

Beneficiário
A comunidade dos três campi da Unifal-MG, as escolas e o restante da população do município.