SE É BOMBA, UM DIA ELA ESTOURA

Apresentação
Este projeto é uma importante ferramenta de conscientização de adolescentes, jovens e adultos sobre os riscos que estão expostos ao utilizarem de forma inadequada substâncias ergogênicas, especialmente os anabolizantes. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, que envolve as áreas de farmácia e biomedicina, tem em seu plano de trabalho a realização de rodas de conversa e palestras educativas com o objetivo de se realizar a troca de informações sobre as substâncias ergogênicas (conceitos, indicações, efeitos adversos e problemas ocasionados pelo uso inadequado), bem como o levantamento de dados que demonstrem o nível de conhecimento e utilização de substâncias ergogênicas e/ou anabolizantes pelos adolescentes, jovens e adultos do município de Alfenas-MG e região. As atividades poderão ser remotas ou presenciais, a depender das condições epidemiológicas dos municípios onde o projeto será executado, bem como dos protocolos das instituições apoiadoras do projeto.

Objetivos
- Educar os indivíduos sobre os esteróides anabolizantes androgênicos (EAA) e outras substâncias ergogênicas, englobando conceitos, indicações, efeitos adversos e problemas ocasionados pelo uso inadequado dessas drogas; e conscientizá-los quanto ao seu papel na sociedade com relação à promoção da saúde; - Levantar dados relacionados ao perfil de conhecimento dos indivíduos sobre anabolizantes e substâncias ergogênicas, por faixa etária; - Proporcionar aos universitários participantes desse projeto, a oportunidade de compartilhar com a sociedade o conhecimento adquirido na universidade, desenvolver e aprimorar a responsabilidade de um profissional da área da saúde.

Justificativa
Existem poucos estudos referentes ao uso de anabolizantes (EAA) e outras substâncias ergogênicas no Brasil, portanto, não existem dados epidemiológicos que indiquem a extensão do consumo dessas substâncias. Alguns indícios, no entanto, sugerem que o uso de EAA está crescendo entre os jovens pertencentes a diferentes classes sociais, podendo representar, em breve, um importante problema de saúde pública. Os meios de comunicação retratam, com certa frequência, o consumo dessas substâncias nas academias de musculação, relevando os efeitos colaterais graves decorrentes de seu uso abusivo (IRIART; ANDRADE, 2002) e relatos atuais revelam casos mortais (G1 Rio Preto e Araçatuba, 2017; Mais Esportes – R7, 2017; GUILLEN, 2020). Os anabolizantes chegam ao Brasil com muita facilidade e sem nenhuma fiscalização, provenientes dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Argentina, Uruguai ou Paraguai. De acordo com a Secretaria de Vigilância Sanitária, até hoje não há qualquer disposição legal ou regulamentar que imponha controle de comercialização e uso de tais substâncias, ou seja, o Brasil não tem legislação específica no controle sobre anabolizantes (LISME, 1999). O que se tem é a RDC 344/1998 que lista os anabolizantes como substâncias sujeitas ao controle especial (lista C5), cuja dispensação em farmácias requer receituário de controle especial em duas vias. Atualmente, essa RDC foi atualizada pela RDC 372/2020 a qual lista 28 fármacos anabolizantes sujeitos a controle. O uso de anabolizantes e/ou substâncias ergogênicas têm sido frequentemente vistos em academias, de forma exacerbada, por indivíduos que buscam uma melhor aparência em um pequeno espaço de tempo (SHAHIDI, 2001; VENÂNCIO et al, 2010). Este projeto torna-se uma importante ferramenta para a conscientização de adolescentes, jovens e adultos sobre os riscos que estão expostos ao utilizarem esses produtos. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que envolve as áreas da farmácia e biomedicina, levantaremos ainda dados que demonstrarão o nível de conhecimento da população com relação a essas substâncias e o perfil dos usuários no município de Alfenas e região. Os participantes do projeto serão conscientizados sobre a importância de um acompanhamento profissional especializado sempre durante a utilização de qualquer substância ergogênica, visando a promoção da saúde e a qualidade de vida. Os alunos envolvidos neste projeto terão a oportunidade de desempenhar um trabalho em equipe multidisciplinar e conhecer a importância da participação do profissional da área da saúde na sociedade, tentando sempre buscar o diagnóstico e os meios de prevenção, acompanhamento e/ou erradicação dos problemas de saúde pública.

Beneficiário
Alunos do ensino fundamental, médio e EJA (escolas da rede públicas e privada de Alfenas), atiradores do Tiro de Guerra, praticantes de atividades esportivas promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes, Laser e Recreação de Alfenas, alunos de graduação da UNIFAL-MG (Programa Progrida)