PROJETO ISF: ENSINO E APRENDIZAGEM DE IDIOMAS A PARTIR DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Apresentação
Este projeto integra o Programa IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NA UNIFAL-MG e visa contribuir para a reflexão sobre a relação dialógica entre língua e cultura tanto na formação das/dos discentes de Letras integrantes do projeto, bem como na experiência das/dos cursistas que participarão desta ação. Pretendemos, ao longo do ano, ofertar oficinas e/ou cursos que discutam aspectos culturais nos países falantes dos idiomas-alvo do programa – espanhol e inglês –, com um olhar especial ao contexto acadêmico.

Objetivos
1) identificar diferenças culturais de ambientes sociais e acadêmicos de diferentes países; 2) compreender a diversidade cultural desses ambientes; 3) compreender a necessidade de adaptação às diferenças culturais do país onde pretende estudar.

Justificativa
A competência intercultural no contexto de ensino e aprendizagem de idiomas consiste na habilidade para desenvolver-se adequadamente em situações de comunicação com indivíduos de diferentes culturas. Dessa forma, o ensino da língua e da cultura, pautado em um enfoque intercultural, possibilita às/aos estudantes a aprendizagem de conteúdos que lhe permitam alcançar as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias à sua integração tanto no ambiente social quanto acadêmico, preparando-as/os para situações de mobilidade no contexto universitário e profissional.

Beneficiário
Comunidade externa, discentes (graduação e pós-graduação) e servidores da Unifal-MG.