CAFÉ COM SUSTENTABILIDADE

Apresentação
A sustentabilidade é uma demanda mundial antiga que tem sido cada vez mais cobrada por órgãos mundiais responsáveis, políticas internacionais, bem como pelos cidadãos comuns. Essa temática tem sido abordada como Trending topics, ou assuntos do momento, por influenciadores, pesquisas sociais e científicas, que têm se demonstrado importantes aliados na conscientização da causa ambiental. A universidade enquanto produtora de conhecimento e realizadores de ações de extensão, tem responsabilidade nesse processo de divulgação e conscientização da sociedade como um todo.

Objetivos
Buscar textos, artigos, livros, documentários e afins que abordem a temática da sustentabilidade. Promover o estudo prévio de tais materiais a fim de criar um esboço para condução dos debates. Promover debates periódicos via apresentações sintéticas, vídeos de curta duração, artigos de veículos de informação, rodas de conversa, entre outros, sobre sustentabilidade no seu mais amplo sentido, com a participação de convidados ou não. Convidar especialistas nas diversas áreas da sustentabilidade e que com ela se relacionam para participar dos debates supracitados. Destacar, em cada encontro, o(s) ODS(s) abordados e sua importância. Destacar, em cada encontro, as iniciativas e ações da UNIFAL-MG realizadas na direção da questão abordada, caso houverem. Promover a conscientização e a mudança de hábitos das comunidades, no que diz respeito aos temas das ações.

Justificativa
As bases do conceito de sustentabilidade surgiram em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como a Conferência de Estocolmo, em referência à cidade onde foi realizada, e que foi a primeira conferência sobre meio ambiente realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se do desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, visando discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. No entanto, é evidente a disparidade de entendimentos sobre o assunto, a depender do nível de instrução, do meio social ou mesmo dos interesses particulares do público abordado. Assim, torna-se necessário reafirmar cada dia mais a necessidade de seguir nesse sentido, na forma de um diálogo aberto a diferentes pontos de vista. Um ambiente de discussão pautado no respeito, na troca de experiências e apoiado na informação científica deve ser a melhor oportunidade de se obter informações de qualidade e de se sanar dúvidas. Esse ambiente se torna um importante instrumento de conscientização sobre a importância, os meios e as vantagens de se tornar mais sustentável. O debate sobre mitos, fake news, fatos relevantes, curiosidades sobre o tema também contribui de forma lúdica para elucidar e desmistificar a sustentabilidade. É necessário contribuir com a transversalidade desse tema na aprendizagem formal e informal dos estudantes e da comunidade externa. A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dos recursos oferecidos pela internet criaram um novo mundo de possibilidades na divulgação da ciência, dispensando a obrigatoriedade de estar no mesmo espaço e ao mesmo tempo para se aprender mais sobre todo tipo de assunto (Coscarelli, 2002). Tendo em vista que recentemente a UNIFAL-MG aderiu oficialmente à A3P, além de buscar ano a ano melhorar a sua posição no UI GreenMetric World University Rankings, ações de extensão em sustentabilidade são pautas importantíssimas para o avanço no alcance dos ODS. O reconhecimento das ações desenvolvidas pela universidade pela comunidade interna e externa, amplia a possibilidade de engajamento de ambas as partes, mostrando-se de extrema relevância nesse período em que a pseudociência, a desinformação e informações de baixa qualidade também são divulgadas em grande escala. Percebe-se, além disso, que o contato com a atividade de extensão contribui para a formação do cidadão ético, político, social, e elemento difusor do sentimento preservacionista (Araújo, 2018). Dessa forma, o processo de conscientização institucional traz motivação para que essas ações se concretizem e se multipliquem para além dos limites da universidade (Oliveira, 2013).

Beneficiário
Toda comunidade universitária (alunos, servidores e colaboradores) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a comunidade externa.