O LUGAR DA MEMÓRIA: A HISTÓRIA ORAL COMO MÉTODO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM ACERVO INSTITUCIONAL

Apresentação
O Projeto busca trazer a história oral para dentro do museu, trabalhando com o registro de experiências ou lembranças relacionadas à história da criação da UNIFAL. Por meio desse projeto, será possível levantar informações, reconstruir cenários antigos e compreender contextos históricos específicos a partir de diferentes experiências dos membros da comunidade de discentes, docentes, administradores e técnicos. O projeto é um primeiro passo importante e é relevante, pois pode contribuir não somente no sentido de constituir um acervo sobre as memórias relativas à história da Universidade, mas também relativas à cidade de Alfenas e aos aspectos significativos para entrevistado(a)s. É importante salientar que o projeto deve ter continuidade em outras versões e que este é apenas o início das primeiras ações de registro e organização de um acervo oral, que passará, também, pelo audiovisual, tendo como objetivo a organização de exposições, em conjunto com outros elementos materiais do museu.

Objetivos
- apresentar uma formação de história oral a discentes, docentes e membros do Museu da UNIFAL; - produzir debates sobre a organização de um acervo de história oral no Museu; - conhecer outras experiências museológicos com acervos de história oral; - dar início ao processo de constituição de um acervo de história ora no Museu; - elaborar formas de exposição que utilizem as entrevistas constituídas pela história oral.

Justificativa
A presença da UNIFAL na cidade de Alfenas tem exercido fundamental importância na vida da população local, como estudantes, comerciantes, famílias, escolas e população em geral, atingindo, inclusive cidades próximas no sul de MG, de pessoas que se deslocam para participar da vida universitária. Não apenas a grande quantidade de cursos oferecidos, mas seus impactos na vida pessoal, social, política e cultural da Universidade são aspectos que merecem ser registrados, provocando e registrando memórias que nos permitam reconhecer a história da UNIFAL e também significados múltiplos de sua existência. A história oral pode contribuir para registrar e publicizar elementos que são silenciados, ignorados ou invisibilizados em documentos escritos e oficiais, permitindo a ampliação da escuta, do registro de histórias sempre vivas nas memórias. O Museu da Memória deve cumprir este papel enquanto preservação e mediação dessas memórias, provocando exposições e debates públicos , interativos e participativos em torno desses registros em áudio, visual, escrito e digital.

Beneficiário
Docentes, discentes, técnicos, administradores, população alfenense.