MINUTOS MENTAIS

Apresentação
O projeto Minutos Mentais surgiu em 2020 a partir da necessidade de levar informações baseadas em evidências e atualizadas sobre a temática da saúde mental à comunidade, promovendo uma educação em saúde. Este ano de 2022, o projeto atuará no Centro de Atenção Psicossocial e terá como público alvo os profissionais de saúde mental. As ações farão parte da educação continuada dos profissionais em serviço, levando assuntos escolhidos pela própria equipe de profissionais e visam a melhora da qualidade da assistência aos usuários do serviço e à população alfenense, bem como quebrar o estigma da doença mental, a institucionalização de usuários e visão biomédica da saúde, abordando a interdisciplinaridade e a extensa e complexa discussão sobre o novo paradigma da saúde mental no Brasil, a Atenção Psicossocial.

Objetivos
1) Propiciar reflexões sobre paradigmas e estigmas associados à pessoa em sofrimento mental e ampliar informações, baseadas em evidências científicas sobre a temática; 2) Integrar diferentes saberes, por meio da criação de um espaço de aprendizado compartilhado, utilizando-se de metodologias ativas e com respaldo científico; 3) Estimular a reflexão eatualização dos profissionais de saúde mental, com a participação da academia, para a construção de conhecimentos e a melhora da qualidade da assistência em saúde mental.

Justificativa
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (2020), o termo Infodemia se refere a um grande aumento no volume de informações associadas a um assunto específico influenciando assim, o processo de decisão. E, não há um controle efetivo da qualidade das informações publicadas nas mídias sociais, atualmente, principal veículo de informação. Por conta desta tempestade de informações não confiáveis e cheias de fake news, torna-se necessário e indispensável o uso de fontes de informações seguras, com evidências científicas, sobre todos os assuntos relacionados à saúde, para a população e, em especial, aos profissionais de saúde. Desse modo, a Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISM) da UNIFAL-MG se propõe a levar aos profissionais de saúde do CAPS de Alfenas, informações, baseadas em evidências científicas, sobre a área de atuação da saúde mental, a fim de contribuir com o desenvolvimento do senso crítico e do pensamento reflexivo e com a melhora da qualidade da assistência prestada.

Beneficiário
Profissionais que atuam no CAPS de Alfenas-MG.