UNIFAL SEM ESTRESSE

Apresentação
O Projeto Unifal sem Estresse surgiu em 2018 a partir das demandas dos estudantes da Universidade Federal de Alfenas e se estendeu à comunidade externa no ano seguinte. Muitos estudantes apresentam dificuldades em relações interpessoais, queixas de não disponibilizarem tempo para realização de atividades físicas e para a manutenção de um estilo de vida mais saudável, além de apresentarem sintomas ansiosos e depressivos durante a graduação. A população geral também sofre de estresse, o qual, sem um enfrentamento adequado pode ocasionar diversos transtornos mentais, sendo os mais comuns, transtorno depressivo e de ansiedade.A proposta do projeto, desde o início, é a de oferecer ações de promoção de saúde, como a oferta de atividades físicas, esportivas, recreativas e culturais, práticas integrativas e complementares, entre outras atividades, como ferramentas de manejo ao estresse cotidiano, com a parceria com o Programa Cidade Escola da SME, servidores e colaboradores externos.

Objetivos
- Oferecer atividades de promoção de saúde, como atividades físicas, esportivas, recreativas e culturais; - proporcionar espaços, possibilidades e alternativas de aprendizado, de atuação participativa e de sentimento de pertença à comunidade; - oportunizar atividades de integração entre comunidade acadêmica e comunidade externa.

Justificativa
O ingresso na Universidade para o jovem, ao mesmo tempo em que sinaliza uma conquista, pode se tornar um período crítico, de maior vulnerabilidade e desenvolvimento de sofrimento e transtornos psíquicos, pois é um período em que o jovem se distancia do núcleo familiar e se insere em um novo contexto que requer adaptações, novas posturas e responsabilidades. Estudos apontam que a prevalência de sintomas depressivos, de ansiedade, uso de álcool e outras drogas e suicídio é maior entre os estudantes universitários quando comparados à população geral. Isso ocorre porque esses estudantes estão sujeitos a potentes estressores, tais como rede de apoio deficiente, sobrecarga de conhecimentos, dificuldade na administração do tempo, responsabilidade e expectativas sociais diante da vida acadêmica, falha no desenvolvimento de habilidades sociais para lidar com as questões relacionadas à adaptação à vida universitária. Além disso, problemas relacionados com a saúde mental apresentam prevalência elevada na população em geral, e no primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão chegou a aumentar em 25% e a piorar os transtornos mentais severos já existentes (QUADROS et al., 2020; OMS 2022). Entende-se promoção da saúde, como uma estratégia promissora para enfrentar os problemas de saúde que afetam as populações humanas. Partindo de uma concepção ampla do processo saúde-doença e de seus determinantes, essa estratégia propõe a articulação de saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, a favor da qualidade de vida da população (BUSS et al., 2020). Por isso, faz-se necessário propostas como as apresentadas nesse projeto, de prevenção (apoio ou suporte) e promoção da saúde para os estudantes universitários e para a população em geral.

Beneficiário
Discentes, Servidores e Comunidade Externa.