ANALISE - 1ª JORNADA CIENTÍFICA DE ANÁLISES CLÍNICAS DA UNIFAL-MG: AS ANÁLISES ALÉM DO LABORATÓRIO CLÍNICO

Apresentação
Este evento visa resgatar a cultura que a Faculdade de Farmácia da antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), hoje Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), tinha em promover um evento, periodicamente, voltado para a área das Análises Clínicas. Com a atual jornada científica objetiva-se apresentar aos participantes as diferentes áreas de atuação em que o profissional, com formação em Análises Clínicas, pode atuar no mercado de trabalho e as influências do cenário pós-pandemia da Covid-19 na profissão. O objetivo é promover a discussão sobre o assunto e a troca de experiências entre os profissionais e pesquisadores da área com o público-alvo. O evento contemplará três dias de encontros na modalidade on-line, com a colaboração de profissionais e pesquisadores qualificados.

Objetivos
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Justificativa
A medicina laboratorial iniciou há mais de 100 anos como uma ação exercida por médicos patologistas na área da saúde. Estes profissionais, associados aos pesquisadores acadêmicos, passaram a treinar pessoas para realizar os procedimentos sob suas orientações e supervisão. Neste período, as técnicas disponíveis eram muito restritas e baseadas em metodologias manuais, as quais eram desempenhadas por auxiliares com pouca ou nenhuma formação técnica ou teórica. Com o passar dos anos, os técnicos e auxiliares de laboratório foram sendo capacitados e essas técnicas laboratoriais e seus resultados foram implantados como prática médica em hospitais. Na década de 50 e 60, houve uma evolução nos procedimentos laboratoriais e um grande salto no número de laboratórios clínicos, o que, consequentemente, levou a criação de programas de ensino em análises clínicas mais estruturados e organizados academicamente (CÂMARA, 2015). A atuação profissional mais tradicional que uma pessoa, com formação em Análises Clínicas, exerce é a de analista clínico onde realiza diferentes funções que envolvem as análises pré-analítica, analítica e pós-analítica de amostras biológicas (da SILVA et al., 2015; LIMA-OLIVEIRA, 2011), cuja finalidade consiste em fornecer conteúdos relevantes para as decisões clínicas como diagnóstico, monitoramento clínico, prognóstico, monitorar terapia, dentre outros (TERRÃO, 2020). Este é um setor que evolui muito, principalmente, na descoberta de novos marcadores de doença que auxiliam no desenvolvimento de testes de diagnóstico, segundo relatos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – Medicina Laboratorial (SBPC-ML). Com o surgimento da pandemia da Covid-19, os avanços dispararam e a ciência teve um papel protagonista associada à evolução digital, onde houve a busca por biofármacos e vacinas, a disseminação da telemedicina e a transposição do trabalho presencial para o home office. A evolução prevista para os próximos 10 anos ocorreu em um ano (SNEADER; SINGHAL, 2021). Na medicina laboratorial não foi diferente, houve uma evolução nos métodos laboratoriais de testagem (biologia molecular, determinação de antígenos, testes sorológicos), o que proporcionou a realização de análises mais rápidas e com elevada eficácia, além de altamente sensíveis e específicas. Neste contexto, os laboratórios clínicos exerceram papel de destaque na prestação de cuidados a saúde, com intensa atuação na coleta e processamento de materiais biológicos, no diagnóstico inicial da doença, no monitoramento do perfil sorológico dos pacientes e no acompanhamento de pessoas hospitalizadas em estágios graves da doença (MARCELINO NETO; FREIRE, 2020). Os profissionais que atuam neste campo têm conhecimentos abrangentes e podem aplicá-los em diferentes áreas. No entanto, muitos desconhecem o campo de atuação além dos laboratórios clínicos. Sendo assim, para disseminar este conhecimento, faz-se necessário abordar o assunto entre discentes e profissionais da área, desmistificando que o campo de atuação seja somente o laboratório clínico (GUIA DE CARREIRAS).

Beneficiário
Discentes do curso de Farmácia e Biomedicina da UNIFAL-MG e de outras instituições de ensino superior, da pós-graduação, profissionais da área e demais interessados no assunto.