MONITORAMENTO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES NA PREVENÇÃO DA ATEROSCLEROSE

Apresentação
Este projeto tem como objetivo promover a conscientização da população em relação aos fatores de risco, importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e controle das dislipidemias. Serão proferidas palestras com apresentação de slides, vídeos, distribuição de cartilhas e folders ilustrativos. Será oferecida à população alvo, a realização de exame de sangue para a determinação da concentração de colesterol total e frações. Os indivíduos com resultados alterados receberão recomendações e, se necessário, serão orientados a procurar uma Unidade de Atenção à Saúde. Os dados obtidos poderão fornecer subsídios para o diagnóstico da situação de saúde da população envolvida neste estudo, favorecendo a implementação de ações preventivas que possam contribuir para reforçar os princípios da Atenção Primária à Saúde no Município onde o projeto será desenvolvido, principalmente em relação ao primeiro contato, longitudinalidade e integralidade

Objetivos
-Esclarecer a população alvo quanto aos fatores de risco, a importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e controle das dislipidemias, visando uma conscientização de adolescentes, jovens e adultos, quanto à importância da adoção de um estilo de vida capaz de prevenir estas doenças crônicas, -Determinar o perfil lipídico na população alvo com vistas ao diagnóstico de dislipidemias. -Fornecer as orientações pertinentes para os indivíduos com resultados laboratoriais alterados.

Justificativa
Investigações experimentais, clínicas e epidemiológicas, têm demonstrado o indiscutível papel das dislipidemias como fator de risco para a aterosclerose, que por sua vez constitui uma das principais causas de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. No Brasil, as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares, têm superado as decorrentes de causas externas, doenças malignas e as decorrentes de moléstias respiratórias. Em 1930 as doenças cardiovasculares (DCV) eram responsáveis por apenas 11,8 % das mortes nas capitais do país. Em 1996 este percentual era de 27,4%. Atualmente, a análise da carga de doenças crônicas no Brasil tem demonstrado que as DCV estão entre as dez principais causas de anos de vida perdidos ajustados por incapacidade (AVAI’s). Estima-se que morram, a cada dia, no Brasil, mais e 400 pessoas em decorrência e infartos agudos do miocárdio e de acidentes vasculares cerebrais. Ainda que a genética e a idade tenham grande importância na evolução das dislipidemias, modificações no estilo de vida podem influenciar os níveis séricos de lipídeos em grande parte dos indivíduos, de forma a reduzir os eventos cardiovasculares e aumentar a sobrevida em pacientes portadores ou em risco de coronariopatias. Assim, a realização de exames laboratoriais, como a determinação dos níveis séricos de colesterol total e frações, são procedimentos imprescindíveis para a determinação dos fatores de risco em uma dada população, enquanto que a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física são intervenções de custo moderado, quando comparadas com os ascendentes orçamentos dos tratamentos medicamentosos e dependentes de alta tecnologia. Contudo, sabe-se que no Brasil, as pessoas adiam a realização do perfil lipídico no sangue para depois dos 40 anos de idade ou nem sequer o realizam. Um estudo realizado pelo Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia (Funcor), órgão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, revelou que mais da metade dos brasileiros nunca fez o teste, apesar de ele ser simples, rápido e quase indolor. Desta forma as medidas preventivas devem ser amplamente difundidas na população a fim de se evitar as cardiopatias e combater os seus fatores de risco.

Beneficiário
Atiradores do tiro de guerra e público em geral atendido no laboratório Central e Farmácia Universitária da FCF.