COSMETOLOGIA & SAÚDE

Apresentação
O projeto “Cosmetologia & Saúde” é uma criação do PET Farmácia que terá sua primeira atuação no ano de 2022. O principal enfoque do projeto está na relevância e no alto consumo de produtos cosméticos por grande parte da população, fazendo com que seja necessário diversas discussões pertinentes ao assunto, tais como análise de formulações, cuidados com a saúde e a beleza. Serão desenvolvidas atividades educativas para orientar os indivíduos quanto ao reconhecimento de produtos de qualidade, que possuem custo agregado, bem como desmistificar estratégias de marketing utilizadas em lançamento de produtos “inovadores” que não possuem inovação. Além de auxiliar a comunidade nas suas dúvidas e problemas gerados com o uso inapropriado dos produtos e sem orientação profissional. Estas ações poderão influenciar positivamente no consumo de produtos de saúde e beleza, ressaltando a importância do papel da Universidade no compartilhamento de conhecimentos científicos para a sociedade.

Objetivos
• Produção de material informativo sobre produtos cosméticos, formulações, análise de rótulo presentes no mercado, diferenciar princípios ativos e desmistificar termos utilizados pela indústria de cosméticos; • Realizar atividades educativas para conscientização da população quanto a importância da leitura de rótulos; • Orientar o público a respeito dos cuidados necessários com os produtos cosméticos; • Debater sobre a real necessidade e ação de determinadas preparações; • Interagir com a população para entender quais os principais problemas e/ou queixas relacionados a essa temática as pessoas enfrentam com o uso dos diferentes produtos do mercado; • Convidar dermatologistas para falar sobre o assunto e esclarecer as dúvidas da população; • Convidar um farmacêutico especialista em desenvolvimento de produtos para alertar sobre os riscos oferecidos por produtos de má qualidade e má procedência.

Justificativa
Considerando o alto índice de crescimento da produção e do consumo de produtos cosméticos na atualidade, a grande desinformação que existe por parte da população, somada às várias fake news que são espalhadas quanto ao tema, o projeto tem grande relevância para a comunidade acadêmica e comunidade externa em que sua realização será aplicada. Nesse contexto, o compartilhamento de informações, palestras, debates, campanhas, panfletos e banners sobre o tema, através do conhecimento científico propiciado pela Universidade, são ações de grande potencial para a conscientização e o esclarecimento de dúvidas dos indivíduos, possibilitando o entendimento de todos quanto aos produtos cosméticos e de beleza e visando influenciar positivamente no consumo desses produtos pelas pessoas. Além disso, o projeto proporcionará a aproximação entre discentes, docentes e a comunidade externa por meio de uma comunicação dinâmica entre todas as partes.

Beneficiário
Público em geral.