TRANSTORNOS ALIMENTARES

Apresentação
Atualmente há um grande número de informações relacionadas a alimentação e a saúde, contudo apenas a divulgação desse conteúdo não é suficiente para promover mudanças que resultem em práticas mais saudáveis. Isso porque o comportamento alimentar é complexo, associando-se a fatores psicológicos, físicos e sociais, e não apenas informacionais. Em vista disso, os transtornos alimentares clínicos mais recorrentes como a compulsão alimentar, a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, responsáveis por causar morbidades físicas e psicossociais, devem ser amplamente debatidos entre a população adolescente e adulta, principalmente mulheres de várias faixas etárias, a fim de ser devidamente compreendido e tratado.O objetivo deste projeto será auxiliar os acadêmicos e a comunidade externa a abordar o tema dos transtornos alimentares, por meio de rodas de conversas, vídeos e atividades, possibilitando uma melhor compreensão do assunto no geral. Os feedbacks de cada abordagem poderão contribuir para uma reflexão acerca das circunstâncias, dificuldades, e até mesmo tabus relacionados aos distúrbios alimentares, além de fornecer apoio social e acolhimento para aqueles que necessitarem. Trata-se de um projeto extensionista que será realizado pelas alunas de medicina da Universidade Federal de Alfenas. Ademais, favorecerá aos discentes a integração entre colegas, aprofundamento do tema sobre transtornos alimentares, através das atividades e estratégias de divulgação do tema.

Objetivos
Eixo de Extensão: Esclarecer os aspectos relacionados aos transtornos alimentares. Incentivar o compartilhamento de experiências e refletir sobre os desafios que cercam os distúrbios alimentares. estimular rodas de conversas através de vídeos educativos e atividades para melhor compreender as causas desses distúrbios e dessa forma amparar a população de maneira mais eficaz. Eixo de prestação de serviço: divulgação de vídeos , posts, que promova orientação e promova a saúde. Eixo ensino: Complementar a vivência teórico-prática dos alunos de graduação da comunidade FAMED em relação aos transtornos alimentares. Eixo pesquisa: Oferecer explicações sobre transtornos alimentares com base em dúvidas apresentadas pelos participantes e, dessa forma, nortear respostas sociais, buscando impactar positivamente na saúde da comunidade e fomentar a extensão e a produção científica.

Justificativa
Após a conclusão da disciplina optativa “Transtornos psiquiátricos na abordagem da teoria comportamental cognitiva: organização estrutural do pensamento e o uso das técnicas cognitivas” e a partir de discussões realizadas durante as aulas, percebeu-se a necessidade de trabalhar o tema “Transtornos Alimentares”. Com o fortalecimento das redes sociais, vimos que ainda há uma pressão social para alcançar um padrão estético e corporal que muitas vezes não é natural, mas fruto de diversas intervenções cirúrgicas e de alterações comportamentais que afetam e controlam a alimentação. Como o conceito de transtorno alimentar é definido por atitudes e crenças anormais reforçadas culturalmente com relação à forma e ao peso (FAIRBURN, C. G.; COOPER, Z.; 2016), viu-se a urgência de agirmos, enquanto estudantes da saúde, diante de um problema tão atual e que muitas vezes não é valorizado dentro da área médica.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal de Alfenas- FAMED, e comunidade externa.