TERRITÓRIOS REGENERATIVOS URBANOS

Apresentação
O Sistema Regenerativo Urbano (SRU) é um sistema sócioecológico concebido a luz da ciência da sustentabilidade, da permacultura e dos sistemas agroflorestais e tem como princípio norteador promover bem estar social à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, estimulando novos usos do campus alinhados a princípios da sustentabilidade reconhecidos internacionalmente. A primeira etapa consistiu na implantação de um sistema agroflorestal concebido de modo a potencializar a função ambiental, social, cultural e educacional do campus, considerando sua carência significativa de biodiversidade e de espaços que promovam a convivência sócio cultural, a sensibilidade ecológica, a contemplação, a saúde corporal e mental, etc. Nesta segunda etapa, o foco será em estruturar o espaço para que ele possa funcionar como uma comunidade de aprendizagem sobre sustentabilidade urbana, por meio de conversas e vivências sobre o tema.

Objetivos
1. Planejar e executar iniciativas de educação ambiental no sistema regenerativo, de modo a torná-lo um espaço de troca de saberes, de ensino, de trabalho coletivo e de pesquisa e também torná-lo um espaço preparado para receber visitas de escolas e da comunidade local e regional. Iniciativas planejadas: salas de aulas ao ar livre; espaço para práticas corporais (bem-estar e saúde mental); jardim sensorial; horta comunitária; compostagem e reciclagem; 2. Além de colocar em prática as ações de alfabetização ecológica descritas acima, pretende-se debater temas ligados à sustentabilidade, a modos de vida sustentáveis, a design regenerativo, à crise climática e ecológica e os desafios do desenvolvimento urbano.

Justificativa
Considerando a crise climática anunciada pela comunidade científica internacional e sua sobreposição com a agenda urbana, entende-se que a promoção da importância da sustentabilidade, do bem-estar nas cidades e do pensamento e soluções regenerativas na universidade pode e deve ser conseguida por meio da criação de programas de natureza extensionista, essencialmente, sob a forma de construção de uma comunidade de aprendizagem que se mantém ativa por meio do envolvimento da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, de modo a consolidar uma cultura regenerativa intra e extramuro universitários, uma vez que as instituições universitárias, por sua vocação natural, são capazes de articular, promover sinergia e potencializar intervenções inovadoras no território em que atua.

Beneficiário
Comunidade acadêmica; Sociedade civil; Movimentos sociais urbanos, especialmente aqueles dedicados a pautas ambientais; Moradores locais.