LIGA ACADÊMICA DE ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA

Apresentação
A Liga Acadêmica de Alergologia e Imunologia pretende realizar ações que visam a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos desta especialidade médica pelo estudante de Medicina, além de promover ações de prevenção e educação em saúde para a população da comunidade. O médico generalista precisa ter firmes bases teóricas e práticas de alergologia básica para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade. A Liga terá oportunidade de trabalhar medidas de educação em saúde sobre prevenção e cuidados de doenças alérgicas como asma, rinite, alergia alimentar, anafilaxia, angioedema, conjuntivite, eczema, urticária, doenças autoimunes, doenças eosinofílicas como esofagite eosinofílicas como esofagite eosinofílica, alergia a fármacos e a insetos, além de trabalhar as bases imunológicas de doenças prevalentes na população em geral, como o diabetes.

Objetivos
Capacitar o estudante de Medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêutica das doenças que afetam o sistema imunológico, com grande enfoque naquelas com maior prevalência na comunidade. Capacitar o estudante de medicina em ações de educação em saúde e divulgação científica de forma eficaz. Inserir o estudante de medicina nos projetos de ensino, de pesquisa e de extensão que envolvam doenças que afetam o sistema imunológico.

Justificativa
A Alergologia e Imunologia é uma especialidade que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças alérgicas e deficiências imunológicas. A maior parte dos pacientes acometidos por doenças alérgicas são crianças. Contudo, as doenças podem se manifestar em qualquer idade, pois ela dependerá do ambiente em que a pessoa vive ou do momento em que se expõe a um determinado agente.4 Portanto, o médico terá a oportunidade de trabalhar com pacientes de diversas faixas etárias. Muitas vezes o médico generalista recebe pacientes queixando-se de alergias por apresentar sintomas como congestão nasal, sensação de ardor nos olhos e resfriados, sendo obrigação do mesmo fazer o diagnóstico diferencial e tratar ou encaminhar para o médico especialista, realizando, assim, uma abordagem correta das doenças alérgicas.5 Tal diagnóstico é importante também no caso de doenças autoimunes, já que a prevalência das mesmas têm aumentado rapidamente em países industrializados devido, principalmente, a mudanças nos hábitos alimentares, meio ambiente, aumento da exposição à poluição, carga de estresse, entre outros.6 Além disso, são doenças mais difíceis de reconhecer e diagnosticar, por isso o médico deve conhecer os sinais e sintomas de cada doença e saber diferenciá-las, haja vista que o diagnóstico precoce é de extrema importância para que o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível e os pacientes possam desfrutar de uma melhor qualidade de vida.7

Beneficiário
Acadêmicos do curso de Medicina; Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG; Demais pessoas da comunidade em Alfenas.