DOAÇÃO DE CABELOS PARA ASSOCIAÇÃO VIVA VIDA DE ALFENAS

Apresentação
O evento será realizado pelos integrantes do projeto de extensão "Odontologia hospitalar para pacientes oncológicos" em parceria com a Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal de Alfenas. Ocorrerá na Universidade Federal de Alfenas - Sede e pretende arrecadar mechas de cabelos que serão utilizados para confecção de perucas, alimentos não perecíveis e lenços que serão doados para pacientes em tratamento oncológico. As doações serão entregues para Associação dos Voluntários Vida Viva de Alfenas que é uma instituição fundada em 22 de março de 2002, pelo casal Ilza e Mério Rodrigues Alves, reconhecida de Utilidade Pública Municipal (Lei 3473, de 12/12/2003), de Utilidade Pública Estadual (Lei 15590, de 20/06/2005) e de Utilidade Pública Federal (Portaria 2274,13/12/05 – Ministério da Justiça). É uma organização não-governamental sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que conta atualmente com ajuda de voluntários e doadores para prestar assistência aos enfermos oncológicos.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A associação de voluntários Viva Vida de Alfenas oferece assistência aos pacientes que estão em tratamento oncológico na Santa Casa de Alfenas e conta atualmente com ajuda de voluntários e doadores para prestar assistência a esses enfermos oncológicos. Dessa forma, o evento proposto irá arrecadar além de mechas de cabelos, alimentos não perecíveis e lenços que serão doados para essa associação que carece de ajuda para continuar prestando seus serviços a comunidade. Assim, a UNIFAL em conjunto com a associação Viva Vida, pretende com a doação das mechas de cabelo dar subsídio para confecção de perucas e lenços que irão proporcionar uma melhora na auto-estima dos pacientes. Além disso, o evento irá mobilizar/sensibilizar os alunos e servidores da UNIFAL em relação a importância do tratamento integral desses pacientes ajudando-os a se reinserir na sociedade.

Beneficiário
Cerca de 1.200 adultos, crianças e idosos com câncer já estão cadastrados e recebem a assistência da Associação Vida Viva, de acordo com o site da instituição. As mechas e lenços doados serão destinados a Associação, bem como os alimentos não perecíveis.