O SÉCULO XX E A AMÉRICA LATINA: DA COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO AO DESMANCHE NEOLIBERAL

Apresentação
Este mini curso faz parte de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIFAL-MG. Visto o proponente estar atuando como professor visitante no programa em questão e ter como proposta de trabalho a integração entre as atividades do mestrado em geografia com os cursos de bacharelado e licenciaturas em geografia da UNIFAL-MG e os demais segmentos da sociedade. As ações do curso comtemplam o apoio a formação discente e a profissionais da geografia e outras licenciaturas no sentido de contribuir para a inter-relações entre pesquisa, ensino e extensão. Ademais, a contextualização sobre temas acerca da América Latina são fundamentais para a atualização do debate sobre manutenção de direitos fundamentais, democracia e elaboração de políticas públicas que contribuam com a sociedade em um momento no qual políticas neoliberais estão sendo postas em prática.

Objetivos
1) Discutir a relação entre hegemonia estadunidense e a construção do desenvolvimento na América Latina. 2) Analisar as interferências externas no processos político, sociais e econômicos nos Estados Latino Americanos. 3)Debater os processos que culminaram na consolidação e propagação das políticas neoliberais na América Latina.

Justificativa
O mini-curso “: O século XX e a América Latina: da cooperação para o desenvolvimento ao desmanche neoliberal” se justifica pela necessidade de um maior aprofundamento de temas políticos, econômicos e sociais concernentes a América Latina. Trata-se também de uma oportunidade para que os discentes do curso de licenciatura em geografia possam ter contato com abordagens caras de outras áreas das ciências humanas sobre o continente latino-americano. É fundamental que os alunos do mencionado curso possam refletir sobre a América Latina em suas inter-relações com os fundamentos e ações da “Cooperação Internacional para o Desenvolvimento” e o neoliberalismo, ambas estruturas ideológicas e políticas criadas com o advento da hegemonia e imperialismo estadunidense ao longo do século XX no continente.

Beneficiário
Discentes da licenciatura e bacharelado em Geografia e do mestrado em Geografia da UNIFAL-MG, além dos discentes de outros cursos e programas de pós-graduação da instituição. Bem como para os profissionais já formados, em especial, que trabalham no setor da educação.