BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS

Apresentação
A Empresa Júnior de Biotecnologia da UNIFAL-MG pretende, como desenvolvedora desse projeto de extensão, utilizar de conceitos teórico-práticos aprendidos ao longo da graduação para o oferecimento de um serviço que visa o bem-estar e a segurança da comunidade, através de uma consultoria laboratorial que promova estratégias e uma disciplina que culminará em uma biossegurança aplicada dentro desse tipo de ambiente. A consultoria em biossegurança laboratorial visa a identificação de riscos inerentes às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas em um laboratório, através de uma análise minuciosa do espaço físico, da maneira como os processos são desenvolvidos e a promoção de um treinamento prático para os profissionais que atuam naquele local. Para completar, a confecção de um mapa de risco e de avisos em locais estratégicos tornam o projeto visual, com o intuito de atingir todo o público que possa entrar em contato com o ambiente, abrangendo a extensão do serviço.

Objetivos
NPS: o objetivo é mensurar o grau de satisfação do cliente pelo serviço aplicado, para avaliarmos se há o que melhorar ou se o mesmo indicaria e adquiria outro serviço prestado pela empresa. Acompanhamento durante a instalação: possui o objetivo de verificar a adaptação do serviço oferecido, se o público está tendo dificuldades com as ações aplicadas, como exemplo na interpretação do mapa. Relatórios dos técnicos: possui a finalidade de apurar se o que foi proposto está sendo praticado corretamente, se os membros estão tendo dificuldades dentre outras questões que possam ser melhoradas.

Justificativa
A aplicação de projetos de biossegurança e análise da segurança no trabalho, especificamente aplicados aos laboratórios, têm como base a minimização de riscos no ambiente de trabalho - inertes ou não ao espaço físico. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), todo laboratório necessita e deve estabelecer condutas e normas de segurança (físicas, ambiental, química, biológica e ocupacional), por meio de manuais de utilização ou PoPs, instruções de manuseio, descarte e guias em caso de acidentes (Resolução RDC 302/2005). Ou seja, um projeto de biossegurança é essencial e deve ser prioritário durante a utilização e atividade em laboratórios - principalmente universitários, onde o fluxo é maior e diversificado. No meio laboratorial, quando se trata de acidentes e riscos, os que se destacam são: queimaduras, intoxicações, choques elétricos e incêndios - dos quais a grande maioria é causada pelo mau armazenamento e supervisão dos reagentes, uso incorreto de equipamentos de proteção e a falta de padronização dos processos a serem realizados. A maioria dos acidentes envolvendo estas causas, ocorrem entre técnicos e auxiliares do laboratório - a exemplo de uma auxiliar e servidora da Faculdade de Veterinária da UFV, que foi atingida por uma explosão no laboratório de análises físico-químicas de alimentos, devido à má organização e instrução do mesmo. Em suma, acidentes por má organização e falta de inspeções são frequentes e arriscados em meio acadêmico, uma vez que possui alta rotatividade de estudantes e funcionários terceirizados, não havendo total disponibilidade sobre os riscos e cuidados a serem tomados ao frequentar o ambiente. Assim, a melhor forma de evitar tais acidentes é disponibilizando manuais de segurança para os frequentadores, sinalizando reagentes, locais arriscados e equipamentos, a criação de PoPs laboratoriais e um mapa de risco para o local. Portanto, o serviço de biossegurança é aplicável para laboratórios universitários ao suprir a demanda de cuidados e minimização de riscos, previstos em lei, como dito anteriormente.

Beneficiário
A ação é destinada ao público laboratorial, pesquisadores, professores, técnicos, alunos e servidores da área de limpeza que realizam qualquer tipo de trabalho em um laboratório.