TERAPIAS COMPLEMENTARES DE RELAXAMENTO COM VISUALIZAÇÃO GUIADA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE PACIENTE COM CÂNCER

Apresentação
Nas últimas décadas, o câncer tem sido considerado como um problema de saúde pública mundial, uma vez que tem aumentado a sua prevalência dentro das doenças crônicas não transmissíveis, requerendo grandes investimentos financeiros e representando ônus institucional e social para o país.O tratamento do câncer provoca efeitos colaterais que impactam na QVRS dos pacientes. Atualmente as terapias complementares tem crescido e trazidos efeitos beneficos para diminuir esses efeitos. O relaxamento com visualização é uma estratégia de intervenção/ terapias mente-corpo que é reconhecida por promover saúde.Assim, esse projeto de extensão visa melhorar a QVRS dos pacientes com câncer em tratamento quimioterápico e/ou radioterápico com o objetivo de avaliar o efeito da intervenção de Enfermagem: Relaxamento com Imagem Guiada (visualização) sobre a qualidade de vida e sobre os sintomas de ansiedade e depressão de pacientes com câncer durante o tratamento quimioterápico.

Objetivos
avaliar a percepção do paciente em tratamento oncológico sobre a terapia complementar e alternativa de relaxamento com visualização guiada.

Justificativa
As terapias mente-corpo como as técnicas de relaxamento, imagem guiada e hipnose são usadas em sobreviventes com câncer para aumentar o relaxamento, preparar para cirurgia ou outros tratamentos, reduzir o estresse, melhorar o humor, reduzir a ansiedade, diminuir a dor, restabelecer o sono e melhorar o enfrentamento. Elas são bem apropriadas aos pacientes que enfrentam medo, estresse, ansiedade e incerteza. Estas terapias podem aumentar a habilidade do sobrevivente de câncer em enfrentar a doença e seus sintomas (HART, 2006).

Beneficiário
pacientes com câncer em tratamento quimioterápico cadastrados no projeto em 2019/2020