Apresentação
A divulgação científica é uma ferramenta essencial para aproximar o conhecimento e as práticas científicas dos estudantes universitários, especialmente em um cenário onde as redes sociais desempenham um papel central na comunicação. A integração entre ciência e redes sociais tem o potencial de transformar os estudantes em protagonistas do processo de aprendizado, além de facilitar o acesso a informações científicas de qualidade e incentivar o interesse em seguir uma carreira acadêmica como professores e cientistas. Nesse contexto, o uso da plataforma Instagram para divulgar atividades científicas relatadas na literatura e desenvolvidas nas universidades pode despertar um maior interesse dos estudantes universitários por temas relacionados ao ambiente acadêmico.
Objetivos
Este projeto de extensão tem como objetivo utilizar as redes sociais, com ênfase no Instagram, como uma plataforma para disseminar informações científicas. A iniciativa inclui a divulgação de pesquisas na área da saúde e metodologias aplicadas a estudos pré-clínicos e clínicos, além de recomendações de plataformas para a busca de conhecimento científico. Também serão divulgados editais de programas de pós-graduação, tanto no Brasil quanto no exterior. Paralelamente, o projeto visa criar um ambiente digital que estimule discussões e a troca de conhecimento entre estudantes e professores envolvidos na produção e aplicação de saberes científicos.
Justificativa
O interesse dos estudantes universitários pela ciência e pela carreira acadêmica tem enfrentado desafios significativos, como o baixo engajamento com a pesquisa e a disseminação de desinformação sobre temas científicos. Nesse cenário, as redes sociais surgem como uma ferramenta estratégica para aproximar a ciência dos estudantes, despertando curiosidade e incentivando o aprendizado de forma interativa e acessível. Por meio de plataformas como o Instagram, é possível divulgar não apenas publicações científicas desenvolvidas nas universidades, mas também compartilhar a vivência do trabalho laboratorial, destacando práticas laboratoriais como experimento com cultura celular, biologia molecular e outras metodologias científicas. Essa abordagem aproxima os alunos da prática científica, desmistificando o processo e demonstrando a relevância da pesquisa na solução de problemas reais. Além disso, as redes sociais podem ser utilizadas para informar sobre os caminhos de ingresso em programas de mestrado e doutorado, orientando sobre etapas como seleção, elaboração de projetos e oportunidades de bolsas. Ao destacar pesquisadores de renome no Brasil e no mundo, essas iniciativas inspiram novos talentos, mostrando o impacto global da ciência e o papel do estudante como protagonista no avanço do conhecimento. Portanto, com o uso estratégico das redes sociais, a universidade pode não apenas combater a desinformação, mas também formar uma nova geração de cientistas engajados e preparados para transformar a sociedade.
Beneficiário
Cientistas, professores, população e estudantes de graduação e pós-graduação.