CONSCIÊNCIA NEGRA O ANO TODO, DE JANEIRO A JANEIRO - 2ª EDIÇÃO 2025

Apresentação
O Projeto de extensão CONSCIÊNCIA NEGRA O ANO TODO, DE JANEIRO A JANEIRO - 2ª Edição 2025 tem como objetivo apresentar biografias negras no ensino de História do Brasil na perspectiva da Educação antirracista, feminista e em Direitos Humanos, com base nas políticas públicas de ações afirmativas, notadamente as Leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008 que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n. 9.394/1996, definindo a obrigatoriedade do ensino de História e cultura africana, afro-brasileira, indígena, e Educação para as relações étnico-raciais (ERER), e incluindo a data "20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra" no calendário escolar. Nesse sentido, propõe-se o questionamento do paradigma ocidental, eurocêntrico, tradicional e patriarcal, ou seja, às narrativas coloniais no ensino de História do Brasil a partir de epistemologias do sul global, as epistemologias negras, combatendo-se o racismo estrutural, o epistemicídio e o mito da democracia racial

Objetivos
- Apresentar biografias negras no ensino de História do Brasil na perspectiva da Educação antirracista, feminista e em Direitos Humanos, com base nas políticas públicas de ações afirmativas, notadamente as Leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008 que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n. 9.394/1996. - Atender a solicitação da Direção da Escola Estadual Levindo Lambert sobre a continuidade do projeto de extensão "Consciência negra o ano todo, de janeiro a janeiro" em 2025. (Ver em PARCERIAS o documento anexado e assinado pela Diretora dessa escola, com a avaliação do projeto de extensão realizado em 2024 e a solicitação de continuidade deste em 2025. - Estudar a História do povo negro e das mulheres negras na diáspora africana, especificamente no Brasil. - Ensinar a História e cultura africana, afro-brasileira e afro-indígena, e Educação para as relações étnico-raciais (ERER). - Instigar no processo de ensino-aprendizagem o questionamento do paradigma ocidental, eurocêntrico, tradicional e patriarcal, ou seja, às narrativas coloniais no ensino de História do Brasil a partir de epistemologias do sul global, as epistemologias negras. - Combater o racismo estrutural e cotidiano, o epistemicídio, o mito da democracia racial, o bullying, entre outras práticas de discriminação. - Realizar oficinas sobre biografias negras e cinema negro. - Realizar viagem de extensão para o conhecimento de espaços museais, históricos, culturais e naturais de cidades históricas brasileiras a partir da História negra, pois o racismo é uma questão de saúde pública, de saúde mental.

Justificativa
Desenvolvimento do projeto de extensão com a apresentação de biografias negras no ensino de História do Brasil na perspectiva da Educação antirracista, feminista e em Direitos Humanos, com base nas políticas públicas de ações afirmativas, notadamente as Leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008 que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n. 9.394/1996. Visa-se também atender a solicitação da Direção da Escola Estadual Levindo Lambert sobre a continuidade do projeto de extensão "Consciência negra o ano todo, de janeiro a janeiro" em 2025, estendendo a toda escola as oficinas biografias negras e cinema negro, ou seja, para estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, professores(as) e outros(as) profissionais da Educação Básica. Ver PARCERIAS o documento anexado e assinado pela Diretora da Escola Estadual Levindo Lambert contemplando a avaliação do projeto de extensão realizado em 2024 e a solicitação de continuidade deste em 2025. Pode participar da equipe do projeto de extensão CONSCIÊNCIA NEGRA O ANO TODO, DE JANEIRO A JANEIRO: - discentes de graduação da UNIFAL-MG, de preferência que já cursaram e/ou cursam as disciplinas da ÁREA "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS". - discentes de pós-graduação do mestrado acadêmico em Educação PPGE/UNIFAL-MG que estão sob minha orientação que fizeram, fazem ou farão "ESTÁGIO DOCENTE". - aluno(a) não regular que fez ou está cursando a DISCIPLINA ELETIVA: "HISTÓRIA NEGRA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EDUCAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA EM DIFERENTES CONTEXTOS HISTÓRICOS: PESQUISA E ENSINO" (EDU058) criada e ministrada pela professora Dra. Ana Lúcia da Silva, docente permanente do PPGE/UNIFAL-MG, linha de pesquisa: "Educação e sociedade: sujeitos ideais e políticas".

Beneficiário
- Estudantes da Escola Estadual Levindo Lambert, de Alfenas-MG, do Ensino Fundamental II: 6º, 7º, 8º e 9º anos, professores(as) e outros profissionais da Educação Básica. - Estudantes da UNIFAL-MG. - Comunidade externa.