ENSINO DE SOCIOLOGIA EM COMUNICAÇÃO

Apresentação
O presente projeto de extensão visa subsidiar o cumprimento da carga horária de Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) das disciplinas DCHX21 - Práticas em Educação III e DCHX22 - Práticas em Educação IV, do curso de Ciências Sociais - Licenciatura. Trata-se de promover atividades no campo do Ensino de Sociologia na Ensino Médio, associadas a divulgação e a pesquisa científica no campo das Ciências Sociais, de modo a torná-la parte da estratégia de ensino e aprendizagem das e dos estudantes tanto em sua prática discente na Universidade quanto em sua futura prática docente nas escolas da Educação Básica. A atividade será realizada aproveitando a inserção das e dos estudantes nas escolas-campo do Subprojeto de Ciências Sociais do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) ao longo deste ano de 2025.

Objetivos
O objetivo geral do projeto é oportunizar experiências de planejamento e realização de pesquisa diagnóstica e intervenção pedagógica baseada em pesquisa. Dessa forma, serão realizadas experiências de pesquisa baseada em observação participante e diagnóstica. Com base nos dados levantados, serão elaboradas propostas de ensino e de intervenção para a disciplina Sociologia no Ensino Médio. Assim, são objetivos específicos do projeto: a. o levantamento de dados sobre as escolas campo do Subprojeto de Ciências Sociais do PIBID; b. levantamento de dados por meio de avalições e atividades diagnósticas sobre as turmas de Ensino Médio dessas escolas-campo; c. elaboração de propostas de aula e sequências didáticas a partir dos dados levantados; e d. realização das aulas e sequências elaboradas, de acordo com a disponibilidade e adequação as escolas-campo.

Justificativa
As disciplinas de Práticas em Educação foram pensadas no curso de Ciências Sociais – Licenciatura como uma introdução as questões pedagógicas práticas de modo a preparar as e os estudantes para experiências mais imersivas dos estágios. Dessa forma, elas visam aproximar as e os estudantes das questões e práticas que envolvem a docência, mas que não necessariamente estão vinculadas a sala de aula. No caso da disciplina de Práticas III, que acontece no 1º semestre, seu foco está na compreensão do cotidiano geral e escolar em toda sua amplitude e complexidade. Por isso, serão realizadas atividades que sensibilizem o olhar de futuras/os professoras/es a apreensão e compreensão de elementos do cotidiano das/dos estudantes do Ensino Médio que podem servir de ponte ou ser o próprio objeto do processo de ensino-aprendizagem. Na disciplina de Práticas IV, que acontecerá no 2º semestre, o foco está na pesquisa científica, que será trabalhada tanto como objeto do próprio aprendizado quanto como estratégia de ensino. Em tempos de revisionismos e descrença na ciência, acreditamos que problematizar a pesquisa e sua prática, podem transformá-la numa atitude cotidiana que contribuem tanto com a formação docente quanto com a inserção das e dos estudantes como indivíduos críticos numa sociedade cada vez mais complexa. Dessa forma, o presente projeto de extensão pretende-se também como um projeto de alfabetização científica especialmente para os e as estudantes da licenciatura em Ciências Sociais, mas com a potencialidade de promoção desse mesmo tipo de alfabetização com estudantes do Ensino Médio, no contexto das aulas de Sociologia.

Beneficiário
Estudantes da licenciatura em Ciências Sociais e estudantes do Ensino Médio das escolas-campo do Subprojeto de Ciências Sociais do PIBID 2024-2026.