A ILUSÃO DA REALIDADE: COMO NOSSO CÉREBRO INTERPRETA O MUNDO?

Apresentação
O projeto de extensão “A Ilusão da Realidade: Como Nosso Cérebro Interpreta o Mundo?” visa promover o conhecimento neurocientífico por meio de uma abordagem interativa e acessível, utilizando experiências sensoriais para demonstrar como o cérebro constroi a percepção da realidade. Por meio de atividades práticas e lúdicas, o público é convidado a explorar os sistemas sensoriais e compreender os processos cerebrais que transformam estímulos em experiências subjetivas. Voltado a estudantes do ensino médio, universitários, professores, TAEs e participantes de eventos científicos, o projeto estreita o diálogo entre universidade e sociedade, promovendo o letramento científico, o pensamento crítico e a desmistificação e a valorização da neurociência no cotidiano. Ao revelar a complexidade da percepção humana, contribui para a formação de uma comunidade mais consciente, curiosa e aberta ao entendimento dos próprios processos cognitivos.

Objetivos
O projeto “A Ilusão da Realidade: Como Nosso Cérebro Interpreta o Mundo?” tem como objetivo promover a divulgação científica em neurociências por meio de atividades interativas e acessíveis que abordam o funcionamento dos sentidos humanos e os mecanismos cerebrais envolvidos na percepção sensorial. A partir de experimentos lúdicos e vivências práticas, busca-se estimular o interesse e a curiosidade de estudantes do ensino médio, universitários, professores, técnicos administrativos e da comunidade em geral, aproximando-os do conhecimento científico de forma concreta e envolvente. As atividades propostas permitirão que os participantes compreendam como o cérebro interpreta os estímulos do ambiente, evidenciando que a percepção não é uma reprodução fiel da realidade, mas sim uma construção subjetiva influenciada por experiências anteriores, contexto e atenção. O projeto também visa fomentar o pensamento crítico sobre os limites da percepção humana e a importância da integração sensorial na formação da consciência do mundo. Ao mesmo tempo, busca-se desenvolver o compromisso social e a formação cidadã dos estudantes da Universidade Federal de Alfenas que integram a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Neurociências, por meio do planejamento, execução e avaliação das ações extensionistas. Além disso, a iniciativa pretende contribuir com a construção de pontes entre o saber acadêmico e o conhecimento popular, fortalecendo o papel da universidade como promotora de educação científica, inclusão e transformação social.

Justificativa
A percepção do mundo ao nosso redor, embora pareça direta e objetiva, é uma construção complexa e subjetiva do cérebro, baseada na interpretação dos estímulos captados pelos nossos sentidos. Essa construção, sujeita a ilusões e distorções, tem implicações profundas na forma como interagimos com o ambiente, nos comunicamos e tomamos decisões. No entanto, esse conhecimento raramente é abordado com profundidade fora do ambiente universitário. O projeto “A Ilusão da Realidade: Como Nosso Cérebro Interpreta o Mundo?” surge como uma proposta inovadora de divulgação científica e educação sensorial, ao unir fundamentos da neurociência com práticas pedagógicas interativas. Ele se justifica pela necessidade de aproximar a ciência da sociedade, tornando acessível um conhecimento altamente especializado, e ao mesmo tempo essencial para a compreensão crítica da realidade e das limitações humanas. As experiências sensoriais que compõem o projeto não apenas demonstram fenômenos neurocientíficos como também despertam a curiosidade e o encantamento do público, favorecendo o aprendizado significativo. Tais abordagens tornam a ciência mais próxima da vivência cotidiana, desmistificando o saber acadêmico e promovendo o letramento científico. Além disso, o projeto atende a uma demanda urgente de iniciativas que estimulem o pensamento crítico e a valorização do conhecimento científico, especialmente em um contexto de desinformação e descrédito nas ciências. Ao ser aplicado em escolas públicas e eventos abertos à comunidade, o projeto contribui diretamente para a democratização do acesso ao conhecimento, o combate às desigualdades e o fortalecimento da cidadania. Por fim, a proposta contribui também para a formação dos estudantes envolvidos na organização, membros da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Neurociências da UNIFAL-MG, que exercitam competências como comunicação científica, responsabilidade social, trabalho em equipe e planejamento de atividades educativas.

Beneficiário
O público beneficiado inclui estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas, universitários, professores, técnicos administrativos em educação (TAEs) e a comunidade em geral, especialmente os participantes de feiras e eventos científicos.