(DE)COMPONDO: COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS POR LEIRA ESTÁTICA COM AERAÇÃO PASSIVA​

Apresentação
O presente projeto, que se iniciou em 2016, dará seguimento às suas atividades focando este ano no processo de compostagem para geração de adubo orgânico sólido em espaços públicos educativos. A parceria será com a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), que firmou um termo de cooperação técnica com o projeto Decompondo em setembro de 2018. Desde então, implementamos um Pátio Didático de Compostagem. Os resíduos sólidos orgânicos (RSOs) são coletados pela equipe do Jardim Botânico (JB) em um restaurante local, e todo trabalho de manejo do mesmo é realizado pelo projeto. Atualmente são dois depósitos de RSOs semanais, com uma estimativa de 500 quilos por mês. Duas leiras recebem o material, com produção estimada de 600 quilos de composto orgânico até o momento. As leiras coletam o líquido (percolado), produzindo fertilizante líquido. O local conta com um painel instalado com recursos próprios, apresentando o processo de compostagem adotado pelo projeto.

Objetivos
- Produzir composto orgânico sólido e líquido para uso na FJBPC; - Ampliar a diversidade de métodos de compostagem para exibição no pátio de compostagem, com foco na compostagem de escala doméstica; - Acompanhar as agendas de visitação da FJBPC, para explanação do projeto aos visitantes; - Promover, por demanda, a replicação do método em outros espaços públicos.

Justificativa
A gestão de resíduos sólidos é um problema grave e crescente em qualquer cidade, por uma série de motivos: coleta onerosa, local de descarte, exigências e multas dos órgãos ambientais, resistência das pequenas vizinhas às grandes cidades em ceder terrenos para novos aterros sanitários, catação por pessoas carentes, proliferação de ratos, insetos, doenças, etc. Ainda que haja iniciativas majoritariamente voltadas para a gestão de resíduos sólidos secos, a gestão de sólidos orgânicos (RSO) ainda encontra resistência para efetiva implementação. Esta fração dos resíduos ainda é frequentemente destinada de forma inadequada em uma quantidade significativa e preocupante, sem que haja um destino apropriado, acarretando em risco ambiental e social. Uma das destinações possíveis aos RSOs é a compostagem, que conta com uma diversidade de métodos. O produto principal da compostagem é um composto orgânico sólido e/ou líquido, utilizado geralmente em atividades de jardinagem e/ou horticultura. Neste sentido, o projeto justifica-se ao considerarmos a alta demanda de produção de RSO em estabelecimentos comerciais e residenciais, a falta de uma gestão adequada por parte do poder público municipal, e a demanda por composto orgânico no Jardim Botânico para fins de produção de mudas e manutenção de viveiro florestal. O projeto ainda considera muito importante a sensibilização do público visitante ao tema da gestão dos RSOs, caracterizando o viés da educação ambiental, uma vez que promove a reflexão, a mudança de atitudes e o protagonismo cidadão. A visualização prática do processo, da deposição ao composto, estimula as pessoas a refletirem e a adotarem comportamentos mais sustentáveis em suas realidades. Neste sentido, o trabalho na FJBPC é estratégico se considerarmos que, anualmente, passam por ali em torno de 10 mil visitantes. Do ponto de vista acadêmico, possibilidades de pesquisa a respeito dos processos de decomposição, bem como de ensino (gestão de resíduos, fundamentos de biologia, poluição ambiental, etc.)

Beneficiário
Visitantes do Jardim Botânico, incluindo excursões de escolas e universidades da cidade e região, além de moradores da cidade e turistas. Estudantes de graduação da UNIFAL. Funcionários da FJBPC.