LABORATÓRIO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Apresentação
A formação de professores de matemática configura-se como um processo complexo e multifacetado, exigindo uma contínua reflexão e reelaboração de teorias e práticas docente, tornando-as consonantes com as exigências atuais do campo da educação. Isso exige que sejam criados espaços onde professores formadores, professores da Educação Básica e futuros professores possam compartilhar reflexões e ideias sobre a educação matemática, possibilitando novas ações. Nesse sentido, o Laboratório de Ensino em Educação Matemática (LEMA) mostra-se como um espaço privilegiado para ocorrer essa interação. Este projeto pretende utilizar um LEMA como um contexto propício para a formação inicial e continuada de professores de matemática, oferecendo oportunidades a futuros professores e professores em serviço vivenciarem espaços formativos na utilização de tecnologias, de materiais manipulativos e de tarefas investigativas na sala de aula.

Objetivos
- Compartilhar resultados recentes de pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação matemática com o profissional da educação básica; - Aprender, com o professor de matemática em serviço na escola básica, experiências pedagógicas bem sucedidas no que tange ao ensino e a aprendizagem da matemática. - Oferecer, aos futuros professores de matemática, oportunidades para ampliar seus conhecimentos didático-pedagógicos em relação à educação matemática; - Desenvolver atividades pedagógicas para a comunidade educacional como: a) fichas de tarefas para aulas de matemática, b) roteiro de atividades para uso de tecnologias digitais nas aulas de matemática, c) adaptação de atividades para trabalho com alunos da educação básica e também para um publico diferenciado, como o de idosos, por exemplo. - Estreitar o contato entre os professores que ensinam matemática, na educação básica, com professores universitários e estudantes de licenciatura em matemática. - Oferecer oportunidades para os futuros professores de matemática desenvolverem atividades com estudantes da educação básica, como oficinas e palestras.

Justificativa
Neste projeto, consideramos que a prática pedagógica pode se constituir por meio da aprendizagem compartilhada. Nesse sentido, o Laboratório de Ensino em Educação Matemática (LEMA) é um espaço privilegiado para ocorrer a integração entre futuros professores de matemática, professores formadores e professores da Educação Básica. Consideramos, portanto, que o projeto propiciará uma interface entre os processos de ensino e de aprendizagem de futuros professores, os quais terão oportunidades para vivenciar práticas pedagógicas que ultrapassam o que a literatura chama de "paradigma do exercício" (SKOVMOSE, 2000, 2014), com foco na investigação matemática e no desenvolvimento de aspectos críticos durante seu período de formação. Os professores formadores, inseridos nesse espaço formativo, poderão refletir sobre sua própria prática docente e ainda obter elementos teórico-metodológicos que os auxilie na reelaboração de seus métodos de ensino e teorias de trabalho, o que traz contribuições importantes para o curso de formação em que estão inseridos (MIZUKAMI, 2004). Por sua vez, os professores da Educação Básica poderão se beneficiar em vários aspectos, como participar de (e também retornar a) um espaço acadêmico, consequentemente, de pesquisa. Além disso, poderão refletir sobre sua prática docente, experienciar e conhecer práticas pedagógicas diferentes daquelas que estão acostumados, se engajarem em um ambiente onde são convidados a apresentar e refletir sobre suas expectativas e problemas do cotidiano escolar, contrastando-os com a visão acadêmica e com a de colegas oriundos de instituições de ensino com diferentes experiências. Este engajamento, por sua vez, proporcionará um aprendizado compartilhado ao grupo (FIORENTINI, 2007). Ademais, o oferecimento de oficinas e palestras proporcionará momentos de apresentação e aplicação de novas abordagens teórico- metodológicas por futuros professores de matemática, contribuindo para uma aprendizagem com significado dos conceitos matemáticos envolvidos. Consideramos que seu impacto interno e externo se configura nas interrelações que serão constituídas no espaço do Laboratório de Ensino em Educação Matemática, alcançando a reelaboração de práticas pedagógicas e a (re)formulação de novas formas de ensino da matemática, propiciadas a partir da prática docente. Além disso, o projeto incentivará que os participantes, principalmente os bolsistas e voluntários, elaborem atividades na forma de relatos de experiência e de artigos, visando seu envio para congressos e conferências da área da educação matemática e também para revistas especializadas em extensão universitária, ensino ou educação matemática.

Beneficiário
Estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UNIFAL-MG, professores que ensinam matemática na educação básica e estudantes da escola básica da cidade de Alfenas-MG e região.