SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação
Parte do programa “Agricultura Urbana e Meio Ambiente”, este projeto tem como objetivo despertar no indivíduo a reflexão sobre a sua relação com o meio ambiente. Para tanto, serão promovidos encontros com estudantes do ensino fundamental buscando, especificamente, levantar as suas percepções e perspectivas sobre a sua própria relação com o meio ambiente a fim de provocar reflexões sobre as possibilidades de tornar-se um agente transformador dos espaços através da agricultura urbana e periurbana (AUP). A AUP ao mesmo tempo que recria a paisagem e gera novas funções sociais para o espaço, pode proporcionar a convivência e a integração da comunidade. A compreensão da possibilidade de sustentabilidade econômica e ambiental nas práticas cotidianas desperta o interesse da comunidade. Neste sentido, há necessidade de se aprofundar o entendimento sobre os impactos negativos causados pelo homem ao meio ambiente e a importância de sua preservação.

Objetivos
i. Problematizar a interação entre espaço e população; ii. Levantar as percepções e perspectivas dos estudantes sobre a sua relação com o meio ambiente; iii. Construir coletivamente o entendimento sobre a dinâmica das formas com que a sociedade se relaciona com meio ambiente; iv. Reconhecer ações que buscam promover uma nova forma de relação entre o homem e o espaço; v. Provocar reflexões sobre as possibilidades do estudante tornar-se um agente transformador dos espaços através da AUP.

Justificativa
Notícias sobre crimes ou tragédias ambientais têm paulatinamente mobilizado o interesse e as conversas do cidadão. O debate ambiental é uma realidade nas relações políticas e busca, dentre outros objetivos, a promoção da qualidade de vida da população nos ambientes urbanos. A reflexão sobre as formas de interação do ser com o espaço e o debate sobre as possibilidades de sua transformação viabilizam uma nova percepção da concepção urbanística moldada pelo concreto das cidades. A agricultura urbana e periurbana (AUP) é apresentada como uma das opções para mitigar alguns dos problemas das cidades, principalmente aqueles relativos à alimentação, saúde, geração de renda e meio ambiente. A compreensão da possibilidade de sustentabilidade econômica e ambiental nas práticas cotidianas desperta o interesse da comunidade. Neste sentido, há necessidade de se aprofundar o entendimento sobre os impactos negativos causados pelo homem ao meio ambiente e a importância de sua preservação.

Beneficiário
A ação será desenvolvida diretamente com turmas de estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual São Sebastião, localizada próximo ao campus da Unifal-MG/Varginha, beneficiando também indiretamente os seus familiares e os professores.