CAFÉ COM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Apresentação
A proposta desse projeto é proporcionar um espaço dialógico entre estudantes, professores, gestores públicos e sociedade civil, a respeito de temas pertinentes à prática da gestão pública no Brasil. A proposta em foco tem por intuito diminuir assimetrias de informação a partir das instâncias de diálogo criadas entre os diferentes públicos. No que cerne à perspectiva acadêmica, a proposta visa trazer à luz, possibilidades de atuação na carreira do gestor público apresentando-lhes orientações sobre as áreas de atuação. Aos gestores públicos em exercício, pretende-se não somente conhecer suas experiências, mas permitir que estes compreendam a atuação dos futuros profissionais e a percepção sobre demandas sociais. À Sociedade civil, pretende-se ouvir as principais demandas e promover o debate entre gestores e universidade no intuito de proporcionar maiores interações quanto à aproximação de determinadas políticas públicas e possibilidades de extensão universitária e pesquisas científica

Objetivos
- Proporcionar a discussão de temas relevantes para a Administração Pública, - Resgatar a importância da Administração Pública na sociedade, superando preconceitos e a visão pejorativa do gestor público. -Possibilitar o intercâmbio de ideias e experiências, possibilitando aos participantes exporem também suas dúvidas e posicionamentos. - Proporcionar o diálogo e contato dos diferentes públicos participantes, promovendo o diálogo e despertando o interesse na carreira na Administração Pública; - Contribuir para que os gestores públicos possam refletir sobre sua prática em gestão pública, considerando seus problemas, dificuldades e busca por alternativas que apontem para possíveis soluções. - Permitir que integrantes da sociedade civil compreendam a atuação do gestor público bem como a formação dos futuros profissionais da área.

Justificativa
O ensino da Administração Pública enquanto ciência tem seu marco em 1952 com a criação da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) e posteriormente com a oferta de cursos de graduação em Administração Pública pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP) em 1963 (PINTO e MOTTER, 2012). Desde a concepção inicial do curso de Administração Pública enquanto articulador direto na formação de profissionais específicos para a atuação em diferentes áreas do setor público, inúmeras têm sido as barreiras de aprendizado por parte dos discentes quanto ao desenvolvimento de metodologias de ensino por parte dos docentes que despertem maior interesse pela área. De acordo com Coelho (2008), um dos principais desafios enfrentados pelos cursos de bacharelado em Administração Pública no país ocorre logo no ingresso dos alunos, uma vez que a atração de alunos é dificultada por dois fatores, especialmente: o desgaste da imagem do Estado e as perspectivas de trabalho incertas. Assim, a proposta do “Café com Administração Pública” se justifica por buscar contribuir para o enfrentamento desse desafio, uma vez que poderá, a partir do diálogo entre a comunidade acadêmica, os gestores públicos e a sociedade civil, ampliar possibilidades de conhecimento a respeito da atuação profissional e da importância quanto ao conhecimento do papel de cada envolvido na atuação do gestor público. Este tipo de atividade com os alunos já vem sendo implementada com sucesso em diversas universidades e em cursos de administração pública (USP Leste, ENAP, Unesp) e possui interface com os projetos já iniciados como o Observatório de Políticas Públicas, o Grupo de Pesquisa SEGEP (Sociedade, Estado e Gestão Pública) e também com o mestrado em Gestão Pública e Sociedade e o mestrado profissional em Administração Pública – PROFIAP , além de projetos desenvolvidos no âmbito do PIEPEX (Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão) pela Unifal campus Varginha-MG. Pretende-se, desta forma, que o projeto colabore para despertar a consciência crítica sobre a atuação do gestor público frente aos desafios impostos por sua realidade e limitações de ordem econômica, legais e políticas. Além disso, esta interação possibilitará despertar o interesse dos alunos aos temas pertinentes à área de Administração Pública. A proposta visa de forma dinâmica e descontraída aliar além dos espaços de debates intervalos para café, buscando proporcionar arenas de discussão e a integração entre os participantes. O reforço pelo café tem por um lado o objetivo de diminuir a rigidez tradicional de encontros acadêmicos e por outro lado valorizar a identidade cultural da região, fortemente ligada à produção e comercialização do café. É importante destacar ainda, que este projeto visa articular multidisciplinarmente áreas do conhecimento das universidades brasileiras, em especial ligadas ao bacharelado em Administração Pública, com experiências empíricas de gestão pública, apresentando-se, assim, como um importante espaço de construção da extensão universitária. Quanto à contribuição do projeto para a sociedade, a criação de espaços de discussão sobre vivências do gestor público, bem como suas dificuldades, limitações e problemas, conjugada com o conhecimento científico produzido na universidade (Campus da Unifal em Varginha ou outras universidades) pode ajudar os gestores a pensarem maneiras de enfrentamento dos problemas do dia a dia. Tal preocupação centra-se no pressuposto de que muitos gestores públicos não possuem formação em Administração pública ou áreas afins, assim, tal aproximação oportuniza o contato deles com reflexões teóricas sobre temas relacionados à prática da gestão pública bem como possibilidades de ouvir setores da sociedade civil de forma mais particularizada.

Beneficiário
Comunidade acadêmica do ICSA (alunos, professores e técnicos administrativos), em especial, os do curso de administração pública e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia; estudantes de outras universidades de Varginha, gestores públicos, e a sociedade civil em geral.