ENACTUS UNIFAL-MG - ANO 2020

Apresentação
Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar alunos a melhorar o mundo pela ação empreendedora. Está presente em cerca de 40 países e, por meio de estudantes, líderes executivos e acadêmicos, desenvolve projetos em comunidades visando ao desenvolvimento social e que colocam capacidade e talento das pessoas em foco. Com isso, tanto a comunidade passa a se empoderar, transformando o meio que está inserida, quando os alunos e nós mesmos nos transformamos, ao desenvolver habilidades, competências e especialmente valores que formam os lideres do futuro. O time Enactus Unifal é composto por 36 graduandos de 8 cursos, e têm como foco a criação de projetos empreendedores em conjunto com a comunidade alfenense proporcionando desenvolvimento econômico, social e ambiental destas comunidades. Um dos projetos do time - Ecoar - está relacionado à creche Cemei Prof Pedro Paulo Csizmar de Oliveira. Botando Reparo e Hope são outros projetos a serem trabalhados em 2020

Objetivos
1) Desenvolver nos alunos valores como responsabilidade, respeito, união, autocrítica, empatia, autonomia, autoconhecimento, empreendedorismo e responsabilidade social. 2) Mapear as comunidades no município de Alfenas, visando identificar potenciais locais de desenvolvimento de ações. 3) Determinar em quais comunidades serão desenvolvidas as ações, e levantar junto a estas suas reais necessidades. 4) Planejar, junto à comunidade, a forma como as ações serão realizadas. Definir objetivos e prioridades e desenvolver as ferramentas que serão utilizadas. 5) Capacitação aos envolvidos no projeto (líderes, comunidade, alunos e colaboradores). 6) Quantificar (mensurar) os objetivos para que se possa acompanhar o seu desenvolvimento e caso seja necessário repensar as estratégias definidas para atingi-los.

Justificativa
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. É formada por uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, e fornece uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário, que coloquem a capacidade e o talento das pessoas em foco, transformando vidas. Assim como no mundo dos negócios, acreditamos que a competição estimula a criatividade e recompensa resultados; e para a Enactus, isso significa mais vidas impactadas. Acreditamos que através de ações empreendedoras e sustentáveis podemos melhorar as condições de vida de diversas pessoas, sendo que nosso maior sonho é poder proporcionar a troca e disseminação de saberes, empoderando comunidades na cidade de Alfenas e na região Sul Mineira. Buscamos trabalhar com excelência para o empoderamento, mas também, para o crescimento pessoal e profissional dos membros do time, dos colaboradores e dos envolvidos nos projetos que atuamos. Para isso, alinhamos os objetivos da Enactus, com as Políticas Nacionais da Extensão Universitária, fazendo de nossas ações, uma constante troca de saberes. Acreditamos que o primeiro passo, para empoderamento de uma comunidade, é acreditar que esta também é uma produtora de saberes, e com isso, procuramos respeita-la, considerando suas opiniões, necessidades e particularidades em uma troca de conhecimento. Seguindo ainda essa visão, consideramos que os 'direitos humanos’ são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos, e seu conceito também está ligado com a ideia de liberdade de pensamento, de expressão e a igualdade perante a lei. Neste ponto, as ações da Enactus, pautadas na melhora do espaço à sua volta, promovem este direito. Acreditamos que trabalhamos fielmente nessa vertente de proporcionar ”um melhor mundo para todos nós”.

Beneficiário
Alunos de diversos cursos de graduação da Unifal-MG, e todas as comunidades parceiras dos projetos desenvolvidos.