ODONTOLOGIA HOSPITALAR PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS

Apresentação
A Odontologia Hospitalar caracteriza-se por um conjunto de técnicas que buscam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das manifestações orais que afetam o paciente internado. O cirurgião-dentista atua no ambulatório como parte ativa do corpo clínico da instituição em parceria com os demais profissionais presentes. Para os pacientes em tratamento oncológico, o cirurgião dentista tem um papel importante uma vez que a cavidade oral é comumente acometida por lesões/doenças decorrentes do tratamento oncológico. A ocorrência dessas lesões reflete diretamente na qualidade de vida do paciente durante o tratamento oncológico, podendo dificultar a ingestão de alimentos, prejudicando assim sua recuperação. Assim, o objetivo desse projeto de extensão é desenvolver no Hospital Santa Casa de Alfenas um serviço de odontologia hospitalar que ofereça à comunidade um tratamento preventivo/curativo que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados em tratamento oncológico.

Objetivos
1) Realizar avaliações clínicas nos pacientes internados para tratamento oncológico na Santa Casa de Alfenas e determinar a necessidades de cada paciente; 2) Realizar procedimentos preventivos nesses pacientes e tratar as manifestações bucais decorrentes do tratamento oncológico; 3) Orientar os pacientes quanto aos hábitos de higiene oral e a dieta e em relação a remoção de hábitos nocivos como álcool e o fumo; 4) Orientar aos pacientes usuários de prótese (parcial ou total) quanto à higienização visto que são focos de infecção; 5) Auxiliar e instruir a equipe que realiza a higienização oral do paciente, para que seja dada a devida atenção à cavidade bucal da maneira mais eficiente possível; 6) Traçar novas estratégias para buscar uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes internados; 7) Orientar e analisar, através de uma extensão a parte do leito hospitalar, a população de Alfenas acerca do câncer, principalmente o que acomete a cavidade oral; 8) Realizar um levantamento epidemiológico para determinar a frequência das manifestações orais e seus fatores de risco nos pacientes submetidos ao tratamento oncológico na Santa Casa de Alfenas; 9) Fornecer aos acadêmicos envolvidos no projeto conhecimentos básicos de prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões que agravam o quadro clínico do paciente internado, e, incentivar os alunos com relação a importância da atuação do cirurgião-dentista junto à equipe multiprofissional presente no ambulatório.

Justificativa
Com o crescente número de pacientes oncológicos atendidos na Santa Casa de Alfenas-MG, torna-se necessário a inserção do CD no leito hospitalar, visto que o tratamento oncológico é um potencial causador de manifestações orais no paciente. As manifestações orais decorrentes do tratamento oncológico estão associadas a dor e desconforto durante a alimentação afetando diretamente a qualidade de vida do internado podendo agravar o seu quadro clínico. Dessa forma, os pacientes em tratamento oncológico devem ser acompanhados antes, durante e após a terapia antineoplásica pelo cirurgião-dentista, que deve elaborar um plano de tratamento tanto para prevenção como controle destas complicações proporcionando aos pacientes conforto e promoção de saúde. Ainda, o cirurgião-dentista tem papel fundamental na eliminação dos fatores locais traumáticos, no reconhecimento de lesões cancerizáveis, na orientação para a redução à exposição de fatores carcinogênicos ambientais e no diagnóstico precoce das neoplasias da boca, no tratamento e na proservação do paciente. Uma vez que a importância do CD no leito hospitalar ainda não é totalmente reconhecida, a realização do presente projeto será uma oportunidade de mostrar as vantagens da inserção do CD junto à equipe multiprofissional. Muito mais do que tratar as lesões orais, a atuação diária do CD no leito irá prevenir a ocorrência das lesões melhorando a qualidade de vida dos pacientes internados. Além disso, a visita diária do CD proporciona um acolhimento para o paciente durante essa etapa difícil do tratamento.

Beneficiário
Usuários dos serviços oncológicos da Santa Casa de Alfenas - MG e os discentes do curso de Odontologia da UNIFAL-MG, visto que o projeto visa a difusão e a troca de conhecimentos entre os acadêmicos, professores e profissionais atuantes no hospital