O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS

Apresentação
O Xadrez é um esporte mundialmente conhecido pelo exercício do cognitivo dos seus praticantes e por ser um jogo majoritariamente de estratégia e tática. Conforme diz SILVA, 2014, o Xadrez é uma modalidade esportiva podendo ser comparada a qualquer outra modalidade como futebol, atletismo e tantas outras, por apresentar técnicas, táticas, regras oficiais e um valor pedagógico esportivo comprovado. O projeto possui como principal objetivo levar o Xadrez para estudantes do ensino fundamental das escolas públicas do município de Varginha. Com o projeto, pretende-se que os estudantes desenvolvam sua capacidade de raciocínio lógico e, que os laços entre a universidade e a sociedade sejam fortalecidos. Segundo REZENDE, 2005, os enxadristas, traçam hipóteses e estratégias que desenvolvem benefícios como, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, análise de situações problemas entre outros.

Objetivos
Apresentar os benefícios do ensino do Xadrez para o desenvolvimento de crianças e adolescentes; • Desenvolver a concentração, atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação dos estudantes e beneficiados pelo projeto; • Estimular a paciência e a tolerância dos praticantes; • Exercitar a mente das crianças; • Usar o Xadrez como ferramenta lúdica, pedagógica e social;

Justificativa
A escola é a principal formadora de educação e caráter em uma sociedade, embora este papel principal devesse ser da família. Os responsáveis pelas crianças e adolescentes buscam por escolas que possam satisfazer a carência desta responsabilidade familiar através das atividades recreativas. Desta forma, as escolas que possuam atividades extras que vão dinamizar e potencializar o aprendizado destas crianças e dos adolescentes são preferidas por motivos óbvios. O Xadrez é uma atividade extra que possui inúmeras vantagens conhecidas mundialmente, dentre elas, estimula o jogador a usar o pensamento lógico, a tomar decisões; a concentração é outro ponto estimulado neste esporte. Estas qualidades desenvolvidas e reforçadas com o aprendizado e a prática constante do Xadrez são valiosas não apenas nos aspectos escolar e acadêmico, mas também no dia a dia. “O xadrez é uma modalidade de jogo que necessita de concentração e atenção na tomada de decisões por parte de seus praticantes. Nesse sentido, envolve de forma intensa o raciocínio, daí ser visto como uma [...] ginástica para o cérebro que utiliza os cinco sentidos de novas maneiras a fim de aumentar o impulso natural do cérebro para formar associações entre diferentes tipos de informações” (DUTRA; BORGES; SANTOS, 2012). A desconcentração é um inimigo preocupante nas escolas, e, para driblá-la, professores e gestores passaram a buscar soluções eficazes. Crianças e adolescente em fase de aprendizagem são constantemente bombardeados de informações novas, de obrigações a serem seguidas, de tarefas a serem feitas, e, no fim das contas, a mentalidade, a criatividade e a lógica são postos de lado. A falta de concentração ou mesmo de estímulo ao raciocínio lógico e ao uso do pensamento entre os escolares tem sido um motivo preocupante e crescente entre os profissionais da educação, por considerarem que tais fatores podem dificultar o processo de aprendizagem (FEITOSA; JÚNIOR; LEAL; SILVA; LISBOA, 2014). O Xadrez é a atividade que mais resultados positivos apresentou. Todavia, sua implantação nas escolas brasileira, embora esteja se tornando popular nos últimos anos, é tardia, uma vez que em diversos países ao redor do mundo sua prática já é comum há muitos anos. Assim sendo, esta pesquisa se justifica tendo em vista a resposta positiva que o esporte recebe das escolas, estudantes e seus familiares no que se refere a desenvolvimento social, acadêmico e humano.

Beneficiário
O público alvo a que se destina este projeto de extensão se concentra em estudantes de escolas públicas de Varginha (E.E. São Sebastião e E.E. Prof. Antônio Domingues Chaves), além de estudantes da Universidade e de demais interessados na comunidade.