UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Apresentação
O curso faz parte das atividades do projeto de extensão “Laboratório de Ensino de Educação Matemática na formação de professores”. O curso visa capacitar professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental I a manipular e utilizar o software Geogebra para o trabalho com geometria plana, espacial e estatística básica. O curso oferecerá oportunidades para que os professore participantes experienciem diferentes atividades e metodologias quanto ao uso do Geogebra. Esperamos que o curso de extensão venha contribuir para o cotidiano profissional dos professores envolvidos.

Objetivos
- Conhecer e manusear as ferramentas do software Geogebra - Trabalhar com atividades voltadas ao ensino da matemática em um formato investigativo. - Adaptar e desenvolver planos de aula que envolvam mídias computacionais. - Aplicar os conhecimentos do curso em uma de suas aulas.

Justificativa
Atualmente o ensino e a aprendizagem da Matemática encontram muitos obstáculos. Tanto a literatura educacional quanto nossa prática relacionada à formação de professores de matemática têm nos mostrado que, muitas vezes, os conceitos algébricos e geométricos são decorados e não compreendidos pelos alunos, criando barreiras no estudo da Matemática. Apesar de vivermos em uma sociedade da informação, a Matemática trabalhada no ensino fundamental continua sendo pautada no paradigma do exercício, onde os teoremas são impostos aos alunos, demonstrados e, em seguida, exercícios de memorização são aplicados. Dessa forma, quando o aluno é questionado com algum problema geométrico, geralmente, ele não analisa ou discute esse problema, dificultando assim, a compreensão do conceito. Contrapondo a essa idéia, o software Geogebra permite agilidade no trabalho com objetos geométricos e algébricos, já que figuras que demorariam muito tempo para serem construídas no papel são criadas em segundos na tela. Eles permitem que os alunos explorem os mesmos conteúdos da geometria clássica, mas com um software interativo, possibilitando ao aluno interagir e refletir, já que é possível a manipulação dos objetos sem que estes percam suas características fundamentais. Isto permite a exploração de diversos estágios de um teorema ou de um problema, deixando a aula produtiva e significativa. Com isso, é muito importante que o professor seja capaz de dominar softwares como o Geogebra, para que, em sua carreira profissional, possa ajudar a mudar esse cenário do ensino de Matemática nas escolas.

Beneficiário
Professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental I de uma escola da cidade de Passos-MG