JARDIM SENSORIAL: DIFUNDINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação
A prática da jardinagem é tão antiga quanto as civilizações e suas concepções foram alteradas com a evolução da sociedade (SILVÉRIO, 2017). Os jardins permitem experiências sensitivas, utilizando todos os cinco sentidos do corpo. Estes espaços possibilitam estimular os sentidos do homem, promovendo a interação deste com a natureza. Os Jardins Sensoriais podem ser compreendidos como espaços destinados ao lazer e ao prazer, mesclando um paradigma de sonho e realidade. Assim, os parques e jardins podem contribuir de forma direta para atividades de inclusão, experiências de bem-estar, aprendizagem, convivência e terapia. Além disso, é possível que pessoas com deficiência não se satisfaçam em ter um jardim que supre a sua necessidade de forma exclusiva, e sim com a possibilidade de usufruir plenamente de um local que possa ser compartilhado com e por todos.

Objetivos
i. Projetar e implantar um jardim sensorial, com plantas adaptadas ao local e às atividades propostas. ii. Utilizar o jardim como ferramenta didática para experiências de educação ambiental e percepção dos sentidos. iii. Organizar visitas guiadas e atividades específicas que promovam a compreensão e inserção do público interessado acerca dos recursos naturais que nos cerca.

Justificativa
Os jardins, desde muito tempo, são considerados espaços de lazer e prazer, sendo possível misturar a realidade com a fantasia, promovendo o contato direto com a natureza, além de, possibilitar o experimento de várias sensações pessoais e a criação de memórias sensoriais. O jardim deve ser compartilhado por todo e qualquer usuário e, portanto, deve estar preparado para que qualquer deles tenha possibilidade de usufruir, incluindo portadores de algum tipo de deficiência, seja ela: auditiva, visual, física ou motora. Dentro da realidade dos jardins brasileiros, a maioria não consegue e atender essa parcela da sociedade, devido aos seus espaços não serem adequados para receber esses visitantes. Dentre essas características destaca-se a acessibilidade, detalhes construtivos como desníveis e pisos irregulares; e até mesmo espécies inadequadas, dificultando a circulação dos portadores de deficiências e idosos. Esse espaço possibilita estimular os sentidos do homem, promovendo a interação deste com a natureza. O aroma das ervas e plantas ajuda a despertar lembranças e acalmar, sendo uma fonte de estímulo e repouso para pessoas portadoras de alguma deficiência. Este grupo de pessoas responde bem a estímulos sensoriais, tendo o jardim uma grande importância nesse aspecto (MATOS, et. al., 2013). O município de Alfenas, assim como a maioria dos municípios brasileiros, não apresenta áreas verdes dedicadas a esse público alvo. Portanto, a construção do jardim sensorial no campus da UNIFAL - MG permitirá o desenvolvimento de um trabalho inovador com propostas de educação ambiental, atividades socioeducativas e divulgação do conhecimento científico tendo impacto principalmente na qualidade de vida das minorias.

Beneficiário
Os deficientes visuais estão submetidos ao distanciamento da realidade. Assim, este projeto permite o retorno aos sentidos adormecidos, ativando a percepção perdida, estimulando a audição, a visão, o olfato, a gustação e o tato, onde a própria percepção pode revelar o equilíbrio dos sentidos.