DO LIXO AO LUXO: DESTINANDO OS RESÍDUOS ORGÂNICOS DE FORMA SUSTENTÁVEL

Apresentação
Este projeto nasceu da discussão de alunos da pós-graduação em Ciências Ambientais com o coordenador desta ação. Com o êxodo rural, o homem deixou de reciclar os nutrientes pro-vindos dos alimentos orgânicos, os descartando em aterros sanitários, contribuindo para um grande problema ambiental a ser solucionado: a geração de resíduos sólidos orgânicos. A compostagem se mostra uma técnica extremamente sustentável e que recicla esses nutrientes para a terra em forma de adubo e/ou substrato ao final do processo. É uma técnica biotecnológica baseada na biodegradação da matéria orgânica por microrganismos, resultando em um composto maduro e estável, rico em ácidos húmicos, fúlvicos e humina. Modificações desta técnica podem melhorar os processos envolvidos. Assim entram as minhocas, que agrupadas conseguem produzir um biocomposto estável e maduro, realizada por microrganismos presentes em sua flora intestinal: uma técnica conhecida como vermicompostagem.

Objetivos
-Fomentar uma ação de política institucional aderente aos preceitos da A3P; -Através de debates e discussões construir um conhecimento sobre Poluição, Sustentabilidade, Reaproveitamento de Resíduos, Biorremediação, Compostagem, Vermicompostagem, Empreendedorismo na área de Meio Ambiente; -Desenvolver composteiras e vermicomposteiras de materiais recicláveis, e proporcionar à Universidade um protótipo que garanta o reaproveitamento total dos resíduos orgânicos do Restaurante Universitário; -Verificar a qualidade dos diferentes compostos gerados com os resíduos do Restaurante Universitário, por meio de análises físicas, químicas e microbiológicas, para destiná-los de forma correta; -Proporcionar aos alunos das escolas visitantes um contato com a pesquisa e a metodologia científica e assim renovar os sonhos de serem cientistas e "transformadores da sociedade"; -Contribuir com a formação permanente dos estudantes de graduação, pós-graduação, professores, funcionários e sociedade no caráter de sustentabilidade; -Proporcionar aos universitários (graduandos e pós-graduandos) uma interação com a sociedade e o entendimento que são protagonistas do processo extensão-pesquisa-ensino; -Proporcionar aos integrantes do projeto a possibilidade de divulgar a extensão-pesquisa-ensino realizados por eles; -Publicar resumos em congressos de extensão, pesquisa ou ensino (e se possível, um artigo científico); -Fomentar a prática de utilização dos compostos para adubar solo de hortas e plantações de projetos de pesquisa e/ou extensão, bem como para fins paisagísticos.

Justificativa
A sustentabilidade e desenvolvimento sustentável cada vez mais vêm fazendo parte das preocupações e interesses tanto da iniciativa privada quanto da pública. Tal fato se justifica pela crescente relevância do tema que vem sendo cada vez mais discutido em todos os níveis e bali-zando os comportamentos humanos de um grande número de pessoas. Cabe ressaltar que a concepção de sustentabilidade e de utilização racional dos resíduos sólidos encontram-se con-templados na A3P, que é uma política fundada na sustentabilidade para o setor público. Assim, essa política foi sistematizada em seis eixos temáticos de cunho fundamental para um programa de sustentabilidade. São eles: 1) Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; 2) Gestão adequada dos resíduos sólidos; 3) Qualidade de vida no ambiente de trabalho; 4) Sensibilização e capacitação dos servidores para a sustentabilidade; 5) Compras Públicas sustentáveis; e 6) Cons-truções sustentáveis. Assim sendo, propomos a realização do presente projeto que atenderá a duas demandas específicas básicas: a de realizar ações que atendam às demandas por práticas pela Instituição de atividades contempladas na A3P – melhor utilização dos resíduos orgânicos produzidos pelo Restaurante Universitário; e obtenção de (vermi)composto para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Além das duas demandas acima mencionadas, o remanescente do substrato produzido no processo da compostagem pode ser utilizado para fertilizar hortas e outras plantações de outros projetos de pesquisa e extensão. O projeto tem como principais finalidades, preservar o meio ambiente e humanizar a relação homem-sociedade-natureza, por intermédio de ações de Educação Ambiental. Por conseguinte, é de suma importância contribuir com a mudança de valores e atitudes, incentivando a "formação de um sujeito ecológico, capaz de identificar questões socioambientais e agir sobre elas" (CARVALHO, 2017). A importância de procurar meios sustentáveis em tratar resíduos orgânicos como se propõe neste projeto deve ser valorizado, já que se tratando de 50% dos resíduos do Brasil, poucos são tratados corretamente e estão diretamente relacionados com residências familiares e também domínios públicos e particulares. Tendo em vista a necessidade de tornar cada vez mais sustentáveis as atividades da Universidade como um todo, sejam elas de ensino, pesquisa ou extensão, torna-se importante buscar alternativas para o resíduo orgânico gerado pelo Restaurante Universitário – o qual, hoje, destina seus resíduos para a criação de porcos de pequenos produtores rurais. Tal resíduo pode ser reaproveitado como matéria-prima para compostagem, cuja técnica barata e acessível permite a produção de um substrato (composto) de qualidade, que pode ser utilizado para fins paisagísticos e de pesquisa/extensão na própria Universidade, em projetos como a Horta Comunitária e a SAF do campus II. Além disso, o chá do composto obtido pode não só ser objeto de pesquisas dentro da Universidade, como também fornece uma oportunidade de comercialização para produtores orgânicos da região. O projeto realizado com estudantes de graduação procura capacitá-los para que os mesmos, além de um conhecimento científico, possam repassar o aprendizado para outros estudantes e reforçar seus papéis como cidadãos. Além disso, as discussões de empreendedorismo e o desenvolvimento da pesquisa e divulgação científica que serão realizados neste projeto impactarão diretamente no perfil profissional deste aluno, já que pouco se estimula a enfrentar o mercado de trabalho, empreender e a buscar a vida profissional de cientista. É de grande valia a interação de uma universidade pública com a sociedade local como um fator de desenvolvimento regional. O projeto também proporciona em universitários, a oportunidade de atuar como parceiros, orientadores, professores e protagonistas da construção do conhecimento. Ademais, o fertilizante resultante da compostagem e da vermicompostagem, será destinado a outros projetos de pesquisa e/ou extensão, contribuindo de forma efetiva com o crescimento da cultura de sustentabilidade.

Beneficiário
Alunos e funcionários de escolas públicas e particulares visitantes (Ensinos Fundamental e Médio); acadêmicos (graduação e pós) e funcionários da UNIFAL envolvidos. Indiretamente os funcionários e alunos de outras jornadas de trabalho devido as atividades da etapa 4 (ver aspectos metodológicos).