MODULADOR

Apresentação
A IASP (Internatinal Association for the Study of Pain – 1986) define a dor como uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada com o atual ou potencial dano em tecidos, acompanhando o ser humano desde o início da civilização. Melzack (1971) afirma que há fortes influências culturais sobre a dor e sua representação, compreendendo um mecanismo sensorial importante para o ser humano, com finalidade protetora e de preservação para o corpo, fazendo com que o indivíduo reaja para remover o estímulo álgico. O projeto de extensão objetiva-se ao atendimento especializado à população portadora de dor crônica, na Universidade Federal de Alfenas em área de fisioterapia, farmácia, nutrição, enfermagem e medicina, abrangendo-se as atividades tanto de extensão como pesquisa e ensino. O Projeto ModulAdor vincula o ensino, pesquisa e extensão à medida que coloca em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula para o atendimento especializado da comunidade.

Objetivos
I- Colaborar a para a concretização de uma educação em saúde e dor, criando uma estrutura funcional, protocolos clínicos de avaliação e de tratamento. II- Sugerir discussões sobre noções básicas de dor no sentido da inclusão de alunos da área da Saúde (medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição e farmácia), . III- Qualificar e habilitar profissionais de saúde, na área de dor.

Justificativa
Dentre vários compromissos do Projeto ModulAdor, está o de disseminar os conhecimentos, criar e desenvolver métodos de avaliação e tratamento mais adequados para cada patologia, incentivar as pesquisas e a assistência aos portadores de dor. Qualquer intervenção que promova melhora na condição patológica do paciente será monitorada e utilizada, com os devidos preceitos éticos, em trabalhos apresentados em simpósios e congressos relacionados à área. Deve se apontar que esse projeto atende uma demanda não contemplada nos cursos da Saúde da UNIFAL-MG do ponto de vista de teoria e prática e é vinculada também a uma disciplina optativa do curso de fisioterapia, Dor em Graduação para Fisioterapia.

Beneficiário
Acadêmicos da UNIFAL-MG, funcionários terceirizados e servidores da UNIFAL-MG encaminhados via CIAS-UNIFAL. Comunidade externa da UNIFAL-MG através do encaminhamento pelo ambulatório de neurologia da Santa Casa de Alfenas e Unidades de Saúde.