A ARTICULAÇÃO ENTRE EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS E O USO DO SMARTPHONE EM SALA DE AULA

Apresentação
Os smartphones proliferaram entre estudantes do ensino médio e universitários, e esses computadores de bolso tornaram-se ferramentas aliadas à prática do professor nas salas de aula e nos laboratórios de Física quando o intuito é realizar e analisar dados experimentais. Ostentando uma variedade de sensores, o smartphone oferece um dispositivo familiar que pode executar muitas das mesmas funções que um equipamento de laboratório específico como acelerômetros, luxímetros, magnetômetros e decibelímetros, com resultados surpreendentes. O uso de aparelhos smartphones por parte dos estudantes, quer em sala de aula ou mesmo em alguns laboratórios de Ciências vem crescendo ao longo dos anos, principalmente por causa dos mais variados sensores que estes aparelhos apresentam.

Objetivos
Construir experimentos científicos com materiais de baixo custo e utilizar os Smartphone com seus sensores para coletar dados, criar tabelas e representar estes dados em forma de gráficos para estudantes e professores da Educação Básica. Reconhecer a importância das tecnologias digitais no processo ensino/aprendizagem bem como incentivar o uso pelos professores no processo educativo a fim de facilitar a aprendizagem de conceitos científicos.

Justificativa
O smartphone sofreu transformações ao longo dos anos, e o avanço tecnológico permitiu que este modelo de telefone celular se configure atualmente como uma pequena central multimídia, com diversos aplicativos e algumas capacidades de um pequeno computador portátil. Segundo Castells (1999), a revolução tecnológica do século XX desenvolveu a tecnologia digital que se caracteriza pelo empacotamento de variadas mensagens, som, imagens e principalmente de dados. Com um olhar crítico sobre o ensino de Ciências e mais acentuado sobre o ensino de Física, é possível perceber algumas imprecisões, principalmente no que diz respeito a lacunas na formação dos professores e a subutilização da infraestrutura escolar, particularmente no que diz respeito ao uso de atividades experimentais. A grande maioria das escolas públicas de Minas Gerais, principalmente na região de Alfenas possui espaços físicos destinados a atividades experimentais, mas continuamente, estes espaços acabam funcionando como salas de aula, quando não são destinados como depósitos. Por outro lado, uma série de experiências e atividades práticas que poderiam perfeitamente ser realizadas dentro das salas de aula, é deixada de lado pelos professores que acreditam necessitar de salas especiais para essa finalidade. Assim, o uso do smartphone como aporte ferramental na tomada de dados experimentais pode solucionar esta falta de espaço e de instrumentos de medida, em substituição a equipamentos caros e muitas vezes complicados demasiadamente de operacionalizar em um ambiente inadequado. Neste sentido, percebe-se a necessidade de uma formação docente em que o uso do laboratório e de experimentos, mesmo que se utilize de materiais de baixo custo, seja uma prática cotidiana na sala de aula durante essa formação.

Beneficiário
Professores da Educação Básica de Escolas Públicas da cidade de Alfenas e região.