TERÇAS CIENTÍFICAS NO INSTAGRAM!

Apresentação
Visando compartilhar informação com a comunidade acadêmica e população em geral, neste período de quarentena, o Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL irá oferecer esse evento de extensão como alternativa científica mas que respeita as medidas de isolamento social. O evento consiste em uma série de apresentações (tipo lives) com informação sobre ciência. A programação ao vivo versará sobre educação, ciência e atualidades, a partir de convidados semanais de diversas áreas do conhecimento, inicialmente docente e na sequência discentes da pós-graduação. O objetivo é discutir ações desenvolvidas durante a pandemia, estratégias de estudos nesse momento de quarentena, e especialmente, informações relevantes sobre a pandemia contrapondo-se à s fake news tão presentes no momento. A mediação será realizada pela profa. Juliana Cancino-Bernardi e os encontros serão às terças feiras na rede social instagram, perfil @ppgquimica. Os participantes receberão certificados.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
As atividades de extensão universitária são concebidas como processo educativo, cultural e científico que integram o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. A inclusão é mais do que simplesmente obter acesso a estrutura, trata-se também de obter acesso igual às políticas, práticas e sistemas da sociedade. À medida que a ciência e a tecnologia se tornam cada vez mais complexas e mais integradas à sociedade contemporânea é urgente que todas as pessoas tenham a oportunidade de aprender, discutir e participar. Nesse cenário, a divulgação científica por meio de mídias sociais tem sido uma das plataformas de maior acesso à informação durante a pandemia. Porém muitas informações são classificadas como fake news devido a falta de critério científico. Dentre as possibilidades de divulgação via internet estão as lives em perfis de Instagram, que alcançam milhares de pessoas através do celular. Assim, visando a disseminação de informações cientificamente aceitas, é necessário a introdução de conhecimento científico com linguagem popula,r para que o acesso seja inclusivo para toda a população. Nesse sentido, esse evento irá promover diálogos semanais com docentes especializados sobre educação, ciência e atualidades como uma estrategia de combate às fake news, orientações e divulgação do trabalho científico neste momento de pandemia e isolamento social, ao mesmo tempo que dissemina o conhecimento científico a todo o entrono universitário.

Beneficiário
Os beneficiários serão em grande parte discentes, docentes e população interessada em ciências que acompanharão as "lives".