TERAPIA INTEGRATIVA COMUNITÁRIA ONLINE: POSSIBILIDADE DE CUIDAR DE SI E DO OUTRO NA PANDEMIA

Apresentação
O sofrimento é inerente a diversos tipos de situações enfrentadas pelas pessoas como guerras, migrações, desastres naturais e doenças, o que se tornou uma realidade no país e no mundo em decorrência do avanço do SARS-CoV-2, também chamado de novo coronavírus, e da COVID-19, a doença causada pelo vírus, atingiu o nível de pandemia (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, OMS). Devido tal condição global, é necessário que as pessoas seguiam as orientações dos serviços de saúde, municipais, estaduais e federais, no que se refere às medidas de prevenção, como o isolamento social, que tem se mostrado bastante eficaz na diminuição da transmissão do novo Coronavírus. Outro fato relevante em situações de crise, como a pandemia, é que as pessoas precisam de um tempo para compreender todas as informações que são fornecidas, principalmente, em um cenário em que se pode acompanhar a pandemia “em tempo real”, através da mídia impressa, audiovisual e digital que permite termos acesso a diversas notícias.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A TCI é uma intervenção de baixo custo que contribui para a construção de redes de apoio psicossocial (JATAÍ; SILVA, 2012), além de que tem um impacto positivo para a vida das pessoas que clamam por um espaço de acolhida, de valorização de experiências e de atenção, para atuar como peça-chave no processo de promoção da saúde mental e prevenção do adoecimento psíquico. As relações construídas na TCI permitem o apoio emocional, fortalecem vínculos, diminuem os casos de exclusão social, e contribui para a resiliência (ROCHA et al., 2013). Neste sentido, vislumbra-se a importância na condução das rodas de terapia Comunitária integrativa com os docentes e discentes contribuindo para partilha os sentimentos vivenciados, a promoção da saúde mental, e a melhoria da autoestima dos mesmos em tempos de quarentena.

Beneficiário
Docentes e técnicos administrados da Universidade Federal de Alfenas, estudantes universitários, familiares, profissionais de saúde e educação, a comunidade em geral.