FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDOS CRÍTICOS SOBRE O APRENDER DOCENTE.

Apresentação
O projeto intitulado "Formação de professores: estudos críticos sobre a construção da docência" se desenvolverá por meio de encontros periódicos com pautas de estudos e aprofundamentos sobre a construção e o desenvolvimento da docência, abordando teóricos progressistas críticos que nos apontam reflexões sobre os aspectos específicos da profissão e seus desdobramentos para a compreensão e atuação docente. Esta ação é um desdobramento do Grupo de Pesquisa Formatio: Processos na Formação e Profissionalidade Docente - Unifal MG, o grupo investiga e aprofunda pesquisas de investigação teórica e metodológica sobre o aprender docentes.

Objetivos
- Estabelecer diálogos a partir de referenciais teóricos abordados. - Compreender e desenvolver ações narrativas e biográficas sobre a prática docente. - Ampliar o conhecimento de alunos, alunas, professores, professoras e gestores da área da educação ao que se refere as ações da formação docente.

Justificativa
A crise atual nos convida a refletir e a pensar possibilidades educativas, enormes desafios são colocados aos os professores, professoras e aos profissionais que atuam formam professores e que estão atuando diretamente nos processos de ensinar e aprender. Compreender referenciais teóricos que assumam novos formatos conceituais e metodológicos são necessários para resignificar os diálogos e a construção de políticas públicas que viabilizem formações críticas e emancipatórios nas redes de ensino.

Beneficiário
Alunos e Alunas de licenciaturas da Universidade Federal de Alfenas e instituições de ensino superior públicas e privadas. Professores, professoras e gestores da rede pública e privada de Educação