DISCUSSÕES EM ONCOLOGIA

Apresentação
O projeto Discussões em Oncologia é uma iniciativa dos discentes integrantes da Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal de Alfenas (LAO-UNIFAL-MG), com o intuito de realizar uma série de discussões acerca dos conceitos atuais sobre as bases clínico-moleculares do câncer. Este projeto tem por finalidade debater temas ligados Oncologia de maneira multidisciplinar, visando discutir casos clínicos e atualização científica por meio de transmissões ao vivo mensais, com a discussão de um tema e um caso clínico por transmissão e espaço para questionamentos e debates com a comunidade acadêmica. Cada uma das reuniões será coordenada por um membro da liga orientado e acompanhado por um dos professores apoiadores do projeto onde serão abordadas as principais atualizações da área com discussão científica guiada por artigos e guidelines. Após apresentação de cada tema, será apresentado um caso clínico e a discussão será aberta aos espectadores como oportunidade de debate.

Objetivos
1) Debater conceitos fundamentais sobre as bases genéticas, celulares, moleculares e clínicas dos cânceres, aprofundando em tipos específicos; 2) Esclarecer dúvidas dos acadêmicos sobre a vivência teórico-prática da área oncológica e conversar sobre equívocos em situações específicas da oncologia; 3) Conversar sobre prevenção e orientação educacional dos tipos de cânceres mais prevalentes na população brasileira; 4) Promover a atualização de temas na área de oncologia que envolvam diagnóstico e tratamento; 5) Preparar os alunos para que em uma próxima edição este ciclo de discussões possa ser aberto à comunidade em geral.

Justificativa
A estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) para o número de casos novos de câncer em 2020 é de aproximadamente 685.960 novos casos, isso apenas no Brasil, enquanto os últimos dados sobre mortalidade, de 2018, apontam 224.712 óbitos no ano. Essa alta incidência de morbidade e mortalidade, que engloba os mais diversos tipos de neoplasias, alerta para a imensa relevância da doença no país e, sendo assim, justifica a necessidade de amplos e frequentes estudos sobre esse assunto entre os profissionais de saúde em formação e a comunidade. Logo, as atividades pretendidas por esse projeto mostram-se positivas no que tange a promoção de conhecimentos científicos atualizados na área e o debate com a comunidade acadêmica, pilares na redução do impacto dessa doença sobre a sociedade no futuro. O principal aspecto da realidade que torna pertinente e importante o desenvolvimento desta ação reside no desconhecimento ou dificuldade de interpretação acerca da complexidade do câncer, não só pela sociedade em geral, mas pelos estudantes e profissionais da saúde. A capacidade de dialogar e apresentar ideias de modo conciliado com o viés diferente de outra pessoa permitirá o desenvolvimento de projetos multidisciplinares que ampliem as perspectivas estudas e visualizadas pelos alunos. Além disto, com a presente situação de pandemia e de suspensão de atividades acadêmicas presenciais, acreditamos que este projeto pode ser uma oportunidade de manter o contato com a comunidade acadêmica e levar os conhecimentos que a LAO vem adquirido para um contexto de discussão que é do interesse não só do grupo, mas de muitos outros discentes que poderão acompanhar as discussões.

Beneficiário
Acadêmicos dos diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal de Alfenas (Medicina, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Ciências Biológicas) e integrantes da LAO-UNIFAL-MG.