DA ESCOLA AO MUSEU: O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Apresentação
Esse projeto foi estruturado visando contribuir com a apropriação social da ciência e da tecnologia, compreendendo que as práticas não-formais de ensino são tão importantes quanto aquelas realizadas pelos espaços formais. A apropriação social da ciência e da tecnologia contempla uma série de aspectos associados às práticas científicas e tecnológicas, os conceitos e práticas experimentais geralmente concentram as principais práticas de popularização científica. Contudo, as histórias envolvidas nas produções científicas e tecnológicas, e os/as agentes que atuaram para essas elaborações também são fundamentais, pois contribuem para a compreensão de que a ciência e a tecnologia são práticas sociais situadas historicamente e produzidas por seres humanos. A divulgação das histórias de cientistas pode ser um primeiro passo para crianças se aproximarem de temáticas científicas e tecnológica e motivá-las a terem interesse por essa esfera da atividade humana essencial para a vida.

Objetivos
O objetivo geral do projeto é contribuir com a apropriação social da ciência e da tecnologia por meio da divulgação da história e principais contribuições de cientistas. Neste sentido, são objetivos específicos a) Aproximar as ciências de crianças da educação básica; b) Motivar as crianças a quererem aprender sobre ciências e feitos científicos; c) Utilizar o espaço do museu da UNIFAL como território de aprendizagem científica; d) Associar a contação de histórias como metodologia viável no diálogo entre conhecimento científico e oralidade.

Justificativa
Considerando a Ciência e a Tecnologia são práticas humanas essenciais para a vida contemporânea, é fundamental que o seu acesso não se limite ao consumo de mercadorias. A Ciência e a Tecnologia transformaram a forma de produzir e organizar a sociedade. Nesse sentido, a apropriação social da Ciência e da Tecnologia é uma condição para o alargamento da democracia, visto que permite que a própria população possa fazer parte do diálogo e da tomada de decisões frente a temas científicos e tecnológicos. A relevância da Ciência e da Tecnologia se manifesta em diversas facetas da vida contemporânea, ressalta-se, porém, sua presença no currículo escolar, associada ao direito de educação e cultura. A partir dessas considerações, podemos expandir a compreensão do direito à educação, para o direito à ciência e à tecnologia. Inclusive esta intepretação consta na Declaração Universal de Direitos Humanos: “Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”. Esse projeto foi estruturado visando contribuir com a apropriação social da ciência e da tecnologia, compreendendo que as práticas não-formais de ensino são tão importantes quanto aquelas realizadas pelos espaços formais. A apropriação social da ciência e da tecnologia contempla uma série de aspectos associados às práticas científicas e tecnológicas, os conceitos e práticas experimentais geralmente concentram as principais práticas de popularização científica. Contudo, as histórias envolvidas nas produções científicas e tecnológicas, bem como os/as agentes que atuaram para essas elaborações também são fundamentais, pois contribuem para a compreensão de que a ciência e a tecnologia são práticas sociais situadas historicamente e, evidentemente, produzidas por seres humanos. A divulgação das histórias de cientistas pode ser um primeiro passo para as crianças se aproximarem de temáticas científicas e tecnológica e motivá-las a terem interesse por essa esfera da atividade humana essencial para a vida.

Beneficiário
Os beneficiarios serão crianças, professores e famílias dos alunos que frequentam o museu, ora trazidas pelas escolas de educação básica, ora visatantes em companhia com seus pais, avós, irmãos, membros da família. A contação de histórias de cientístas também professores serão beneficiários.