MACROCÉLULA

Apresentação
O projeto Macrocélula iniciou suas atividades como um projeto itinerante do PIBID Ciências Biológicas UNIFAL-MG em 2012 sendo apresentado em varias escolas. Em 2014 o PIBID em parceria com a pró-reitoria de extensão construiu um espaço permanente no museu da UNIFAL-MG onde o projeto passou a atender alunos de escolas e universidades de toda a região para ensino de biologia celular, auxilio no estágio docente dos acadêmicos e possibilitando a aproximação do público no geral através da visitação aberta periodicamente. Uma réplica do projeto foi montada na SBPC 2017 e outra no Museu Catavento (SP) em 2018, financiada pela Sociedade Brasileira de Biologia Celular. Em 2019 como o PIBID não conseguia mais atender a demanda sozinho, o projeto foi submetido ao edital PROEX 2019. Em 2020 e 2021,devido a pandemia o MMP ficou fechado mas algumas visitações ocorreram online. Em 2022 e 2023 batemos recordes em número de visitas realizadas e em 2024 já possui um grande numero de atendimentos.

Objetivos
- Atender alunos e professores de escolas e universidades da região em uma tentativa de auxiliar o processo de ensino/aprendizagem na área de biologia celular. - Auxiliar os professores das escolas de ensino médio e fundamental a aplicarem o conteúdo de Biologia Celular. - Possibilitar o desenvolvimento de dinâmicas específicas para aplicação de diversos conteúdos dentro da disciplina de biologia celular de acordo com a faixa etária dos estudantes. - Permitir a visualização de uma maneira mais ampla que o livro didático para aluno do ensino fundamental, médio e superior. - Facilitar o processo de ensino e aprendizagem na área de Biologia Celular e Molecular em todos os níveis de conhecimento. - Complementar o aprendizado e as práticas de ensino dos acadêmicos da UNIFAL-MG, assim como, acadêmicos de universidades de toda a região na área de Biologia Celular e Molecular. - Atuar como ferramenta para formação continuada de professores de Ciências e Biologia. - Auxiliar nas práticas de estágio docente do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UNIFAL-MG caracterizando um espaço não formal de ensino e aprendizagem, - Implementar as práticas docentes dos licenciandos em Ciências Biológicas da UNIFAL-MG com atividades direcionadas a um público heterogênio - Aproximar a população do conhecimento da área de Biologia Celular através de "uma viagem ao interior de uma célula". - Aproximar a Universidade da comunidade através de visitas públicas periódicas. - Divulgar o conhecimento científico de uma maneira mais lúdica para a população - Auxiliar no processo de curricularização da extensão - Possibilitar pesquisas na área de produção de material didático, formação de professores e espaços não formais de ensino.

Justificativa
Nas escolas ensino de ciências costuma ser abordado com ênfase em aulas teóricas e expositivas tendo a mínima participação dos alunos. Estudos apontam que a falta de atividades diversificadas junto a determinados conteúdos trabalhados na disciplina de ciências do ensino médio e fundamental dificulta o processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando o tema parece abstrato para o cotidiano do aluno como "BIOLOGIA CELULAR". Dentro deste contexto, buscando novas metodologias que permitam uma abordagem mais ampla e que minimizem a distância existente entre o aluno e o conteúdo abordado em sala de aula na área de `biologia Celular" o PIBID Ciências Biológicas (UNIFAL-MG) criou a "Macrocélula" em 2012, projeto que cresceu bastante, ganhou um espaço permanente no Museu da Memória e Patrimônio (MMP) em 2015. Assim uma célula gigante antes etinerante que andava de escola a escola, passou a ocupar um espaço museal adquirindo a cada ano maior importância como espaço não formal de ensino e formação de professores, que esta associado a práticas do PIBID e de Extensão universitária, visando atender as escolas e universidades da região e a cada ano vem aumentando o número de pessoas atendidas. As ações desenvolvida na Macrocélula e nas salas em seu entorno que hoje constituem o Espaço Ciência do MMP tem gerado dados de pesquisas importantes que vem sendo apresentados em diversos eventos de educação e de museus em âmbito nacional e internacional. A apresentação de trabalhos sobre o projeto e o destaque de suas ações possibilitou convites para a montagem de uma réplica da Macrocélula na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) onde o projeto recebeu mais de 15 mil visitantes entre alunos e professores (ensino médio e fundamental). O mérito deste projeto foi reconhecido pela Sociedade de Biologia Celular (SBBC) e a SBBC financiou a confecção de uma réplica do modelo que foi montado no Espaço Cultural Catavento de julho a setembro de 2018 recebendo mais de 250 mil visitantes durante estes meses. Nos últimos anos o atendimento de escolares e da comunidade de Alfenas e região vem aumentando bastante ao ponto de não termos horários disponíveis para o atendimento de todos. Em 2022 além da visita a Macrocélula para alunos do fundamental II e médio foi criada a oficina Construindo Células associada ao projeto reformulando o conteúdo e as praticas para crianças do fundamental I e ao total foram atendidos 2160 estudantes entre maio de novembro. Em 2023 a equipe do projeto aprovou o edital 039 de Museus no CNPq e parte do projeto enviado estava associado com a Macrocélula visando uma reformulação dos espaços ao seu redor e compra de modelos didáticos e equipamentos com este projeto as temáticas abordadas no espaço tem ampliado bastante com a inclusão e construção de novos modelos pedagógicos que possibilitem passar pelo estudo de tecidos, órgãos e sistemas do corpo Humano aumentando o espaço de visitação e consolidando a área do Espaço Ciência da UNIFAL-MG. Em 2023 foram atendidos através de visitas escolares agendadas 2099 crianças, 855 pessoas em visitas abertas, 68 alunos de graduação em atividades de estágio e/ou PIBID e ainda foram agendadas 6 visitas de turmas da universidade totalizando 211 graduandos. Em 2024 o projeto continua, mas o publico atendido ainda não foi contabilizado. Junto a este projeto já foram apresentados mais de 10 trabalhos em eventos científicos, foi defendido um TCC, já tivemos duas bolsas de Ciências e tecnologia aprovadas e 4 bolsas de PIBIC Junior. Como pode ser observado, o trabalho deste projeto esta bem consolidado, tem auxiliado as escolas no ensino de ciências e biologia, atua na divulgação de ciência e tecnologia para toda a região, permite a aproximação da universidade com o publico, auxiliado pesquisas na área de educação e a formação de professores. No entanto, para que as ações continuem e se fortaleçam seria imprescindível a aprovação do programa no edital estruturante da PROEC. Os nossos bolsistas são os maiores responsáveis pelo monitoramento das visitas e atividades que acontecem no prédio do MMP e a carência de bolsas para monitores é o que mais prejudica e impede a ampliação de nossos atendimentos.

Beneficiário
Todos os estudantes e professores de ensino fundamental, médio e superior de Alfenas e região (com visitas agendadas). A população regional, através da visitação aberta aos fins de semana e publico de outras Unidades Ensino através de convênios estabelecidos e a própria equipe que atua no projeto.