PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Apresentação
Este curso já foi ministrado anteriormente como um componente do projeto Macrocélula e se manteve na forma de oficinas nos últimos anos. Com a repercussão e crescimento destas atividades no Museu e pelo fato do seu foco não ser mais apenas produzir modelos didáticos tridimencionais (MD-3D) para biologia celular, mas para o ensino de ciências como um todo, principalmente destinados a espaços não formais (museus, praças e feiras de ciências) e para auxiliar os professores de educação básica a produzirem seus próprios materiais para o ensino de ciências e biologia facilitando a "vizualização" das estruturas biológicas e permitindo o aprendizado de uma maneira mais lúdica, efetiva e inclusiva a partir da interação com os MD-3D. Os materiais produzidos devem ser baseados em questões apresentadas nas escolas ou durante as visitas aos espaços museais da UNIFAL-MG e o curso deve capacitar professores e graduandos e pós graduandos para confecção de MD-3D diversificados e de baixo custo.

Objetivos
- Capacitar acadêmicos e pós graduandos da UNIFAL-MG assim como professores de ciências e biologia do município para confeccionarem modelos didáticos tridimencionais (MD-3D) que possam ser utilizados em espaços formais e não formais de ensino. - implementar as exposições do Museu de História Natural (MHN) e do Espaço Ciências (EspCi) do Museu de Memória e Patrimônio (MMP) com modelos adequados para o ensino de ciências e divulgação científica. - Planejar novas atividades e exposições utilizando os modelos confeccionados que levem os estudantes das escolas e a comunidade ao mundo da ciência de forma mais atraente e que estimulem a busca de novas descobertas e informações; - Atuar na educação inclusiva com a produção de MD-3D que sejam de manipulação e adequados para a percepção tátil -Produzir artigos e participar de eventos para a divulgação de conhecimentos acerca do impacto dos MD-3D no processo de ensino e de aprendizagem.

Justificativa
A Biologia é uma ciência abrangente que explora a vida em diversas escalas, desde a atômica e molecular até a multicelular. Os conceitos que permeiam a Biologia Molecular, a Genética e a Biologia Celular, assim como a Histologia, Anatomia e Fisiologia, são fundamentais para a compreensão dos processos vitais dos organismos. No entanto, alunos de diferentes níveis de ensino frequentemente enfrentam desafios para assimilar esses conceitos complexos, especialmente aqueles que envolvem processos microscópicos e moleculares. A dificuldade em visualizar e compreender estruturas e processos tridimensionais, que muitas vezes são apresentados apenas em imagens bidimensionais em livros didáticos, torna o aprendizado mais abstrato e desafiador. Diante disso, surge a necessidade de estratégias de ensino mais eficazes e inovadoras. Sgundo Sepel & Loreto (2006), a utilização de modelos didáticos pode facilitar o entendimento de fenômenos complexos que não são facilmente compreendidos apenas de forma abstrata. O material didático atua como uma ponte entre o conhecimento teórico e a realidade concreta, ajudando o aluno a desenvolver sua imaginação e a estabelecer analogias. No entanto, muitos acadêmicos durante os cursos de licenciatura, não são treinados para criar materiais complementares eficazes, como modelos 3D, o que pode limitar a eficácia do ensino. Modelos didáticos, sejam bidimensionais ou tridimensionais, oferecem uma representação macroscópica de fenômenos microscópicos, facilitando a compreensão e a fixação do conteúdo (Garwin, 1996). A utilização de modelos 3D pode tornar as aulas mais interativas e engajantes, permitindo que os alunos visualizem e manipulem o material, o que contribui para uma compreensão mais profunda e completa do assunto (Orlando, et al., 2009). a educação científica no Brasil tem enfrentado desafios devido a métodos tradicionais de ensino que frequentemente priorizam abordagens expositivas e textuais, deixando pouco espaço para metodologias práticas e visuais que engajem os alunos de maneira mais dinâmica e interativa (DalPai et al., 2012). Modelos tridimensionais e materiais didáticos inovadores podem servir como ferramentas valiosas para superar essas limitações, oferecendo aos alunos a oportunidade de manipular e explorar modelos que representam realidades biológicas de forma mais concreta (Orlando et al., 2009; Asmann & Cipriani, 2004). Entretanto, o acesso a modelos didáticos de qualidade no Brasil é limitado e muitas vezes caro, levando alguns professores a buscar alternativas para criar seus próprios materiais (Ceccantini, 2006). Esta realidade evidencia a necessidade de soluções mais acessíveis e diversificadas que possam ser integradas ao currículo de ciências dos cursos de licenciatura, promovendo uma formação de professores mais eficaz que seja capaz de produzir o material didático necessário adaptado às necessidades dos alunos. Além disso, precisamos ressaltar uma grande preocupação dos educadores em relação a associar o cotidiano do aluno ao conteúdo abordado e as discussões frequentes em redes sociais. Reis e colaboradores (2013), ressaltam a necessidade de dinamicidade nas aulas e da integração entre os conteúdos formais, ciência, tecnologia e os temas ambientais e sociais, com o intuito de formar cidadãos cada vez mais críticos e emancipados, promovendo uma educação científica adequada e atualizada. Dentro deste contexto, a produção e a utilização de modelos didáticos também são essenciais para superar as limitações do ensino tradicional e proporcionar uma educação científica mais significativa e motivadora. A importância de espaços não formais de ensino, como museus e centros de ciência deve ser considerada pois estes ambientes oferecem oportunidades únicas para a integração da ciência com a comunidade e para a promoção de uma educação mais dinâmica e interativa (Marandino, 2005; Martins, 2006). Assim, o curso de produção de materiais didáticos aqui proposto que visa atender o ensino de Ciências e Biologia é, portanto, uma resposta necessária à demanda por práticas educacionais mais eficazes e à necessidade de fortalecer a relação entre a educação formal e os espaços educacionais não formais. A criação e implementação de novos modelos pedagógicos, que possam ser musealizáveis e que possam ser utilizados em diferentes contextos de ensino, é essencial para melhorar a qualidade do aprendizado e expandir o alcance da educação científica.

Beneficiário
professores de ciências de Alfenas e região graduandos e pós graduandos da UNIFAL-MG, estudantes das escolas e os visitantes dos mueus da UNIFAL-MG que tenham a oportunidade de interagir com os modelos confeccionados