Apresentação
O projeto “Aprendendo Química no Museu” tem como perspectiva estabelecer o diálogo entre os saberes culturais das comunidades moçambicana e brasileira por meio da interpretação química de processos e práticas desenvolvidas em contexto culturais dos dois países. Desse modo, valoriza o conhecimento cultural local e o coloca em diálogo com o conhecimento químico, contribuindo com a preservação da cultura e o desenvolvimento econômico sustentável.
Objetivos
Apresentar os processos e práticas desenvolvidos nos contextos moçambicano e brasileiro numa perspectiva de diálogo com o conhecimento químico para divulgar e preservar e valorizar a cultura dos dois locais.
Justificativa
O ensino de química tem sido conduzido por meio do estímulo à memorização em contexto de aulas expositivas. Dessa maneira, fica prejudicada a possibilidade participação do aluno e, sobretudo, a sua aproximação com o contexto cultural da sua região ou país. Um forma de superar esse modelo que vem sendo desenvolvido é melhorar a formação dos futuros professores de química para que conduzam o ensino de modo a minimizar a distância entre os conhecimentos científicos escolares e os saberes culturais locais. Assim, a apresentação dos processos e produtos dos contextos locais de países como Moçambique e Brasil na forma de narrativas híbridas que revelam o diálogo entre os dois saberes pode trazer conhecimento para comunidade e melhora na formação dos licenciados participantes do projeto.
Beneficiário
A população regional, através da visitação aberta aos fins de semana e publico de outras Unidades Ensino através de convênios estabelecidos e a própria equipe que atua no projeto.