Apresentação
O projeto “Semeando bem-estar: Educação em saúde para todos” é uma criação do PET Farmácia. Este projeto surge da necessidade urgente de conscientizar a população sobre temas cruciais para a promoção da saúde na comunidade. Busca-se educar e informar a comunidade sobre práticas preventivas para evitar doenças, promovendo hábitos saudáveis e a adoção de medidas preventivas específicas para diversas enfermidades. O objetivo central é promover o acesso à informação e conhecimento sobre saúde, capacitando indivíduos para cuidarem melhor de si mesmos e de suas famílias. Através da educação em saúde é possível capacitar os indivíduos com informações e habilidades, contribuindo para a construção de um futuro mais saudável e promissor para todos.
Objetivos
Objetivos Gerais: Conscientizar a população sobre temas relevantes para promoção da saúde como: prevenção de doenças, vacinação, saúde sexual e reprodutiva, higiene pessoal, bem estar físico e mental e primeiros socorros básicos (conhecimentos básicos de primeiros socorros e a quem recorrer em situações de emergência) e intoxicação por medicamentos. Objetivos Específicos: - Conscientizar a população sobre práticas preventivas para reduzir o risco de doenças; - Promover a compreensão da importância da vacinação; - Fornecer informações claras e acessíveis sobre saúde sexual e reprodutiva; - Educar sobre a importância da higiene pessoal na prevenção de doenças; - Capacitar os participantes em noções básicas de primeiros socorros e orientar sobre como e a quem recorrer em emergências; - Incentivar hábitos saudáveis; - Conscientizar pais e responsáveis sobre a intoxicação por medicamentos.
Justificativa
Este projeto será desenvolvido por todos os alunos do grupo PET do Curso de Farmácia e terá atividades voltadas para a comunidade em geral. É sabido que a maior parte da população brasileira tem acesso a saúde pública, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto não alcança a todos de forma igualitária. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) da situação do programa da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no Brasil, cerca de 72,69 milhões de pessoas não estão cobertas pelo programa de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). O número representa 34% da população do país, e a maior parte desassistida pela ESF está nas capitais ou regiões metropolitanas, com concentração no Sudeste, visto sua maior territorialidade, e população. Local este, em que estamos situados. Sabendo disso, este projeto permitirá a participação da comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública, visto que a participação popular na saúde não ocorre somente nos conselhos de saúde e conferências de saúde, ela acontece diariamente com agentes comunitários, em comunidade, e também pode ser realizadas por ações promovidas por Universidades, ampliando, assim, o acesso à informação, orientações de cuidado, discussão de problemas comuns de saúde e as possíveis soluções. Isso permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e adultos, uma vez que além de favorecer a comunidade como um todo também capacita os petianos acerca das atividades proporcionadas, visto que serão os ministrantes, então não somente a população é beneficiada, mas todos os indivíduos envolvidos no projeto. Diante disso, a participação popular nas ações de saúde contribui para exercer o direito da cidadania, fortalecer o princípio da equidade, do mesmo modo que os demais princípios e diretrizes do SUS, auxiliando na promoção do autocuidado, e estímulo de uma melhor qualidade de vida.
Beneficiário
Público em geral. Membros da sociedade externa a universidade e comunidade universitária.