Apresentação
A Escola de Altos Estudos (EAE) "Espaços de Saberes: Desafios e Inovações na Educação Não Formal" será organizada em torno de dois eixos temáticos principais: o eixo de educação não formal e o eixo de divulgação científica. O eixo de educação não formal explorará pesquisas em ambientes menos convencionais (museus, praças, espaços públicos, clubes e etc), promovendo uma maior interação com a comunidade acadêmica exterior e pesquisadores nacionais e internacionais. O eixo temático divulgação científica será um pilar estratégico do evento, estruturado para promover não apenas trabalhos sobre a disseminação do conhecimento, mas também para catalisar novas investigações acadêmicas e práticas inovadoras em educação e ciência. Ambos os eixos se desdobrarão em três frentes principais: palestras temáticas, grupos de trabalho (GTs) especializados e produção acadêmica direcionada.
Objetivos
Não disponível para preenchimento
Justificativa
A realização da Escola de Altos Estudos (EAE) "Espaços de Saberes: Desafios e Inovações na Educação Não Formal" é de fundamental importância para fortalecer as pesquisas nacionais e internacionais na temática da educação em ambientes não convencionais (não formais) e ampliar redes colaborativas de pesquisadores no Brasil e no exterior. O eixo de educação não formal e o eixo de divulgação científica receberão propostas de palestras, circuitos de debates, grupos de trabalho bem como a apresentação de trabalhos no evento e a publicação de um dossiê temático. O histórico dos museus MMP e MHP em atividades educativas voltadas a públicos diversos e a produção consistente de trabalhos acadêmicos e produtos didáticos torna esse local ideal para receber um evento de médio porte. Além disso, a EAE pretende qualificar gestores, docentes vinculados aos museus, bem como bolsistas de extensão e voluntários, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos das modalidades extensionistas ligados aos PPGs da universidade que recentemente receberam cotas aprovadas junto a CAPES. Ao promover apresentação de trabalhos, debates, palestras e grupos de trabalho, a EAE ampliará o acesso ao conhecimento científico, permitindo uma interação mais próxima entre a comunidade acadêmica da região com experts do Brasil e internacionais. A EAE busca fomentar uma formação crítica, estimulando a curiosidade, a educação científica, e a valorização da produção na área, essenciais para fortalecer grupos de pesquisa no Brasil e o conhecimento de propostas inovadoras na área. A estratégia inclui a submissão de resumos expandidos que comporão um dossiê acadêmico, amplamente divulgado por meio de lives no YouTube da UNIFAL e campanhas nas redes sociais da universidade. Essa abordagem visa não apenas divulgar o evento, mas também criar um ambiente de engajamento contínuo com a comunidade acadêmica e o público em geral, valorizando a ciência produzida em contextos de educação não formal no Brasil e no exterior. Além disso, as pesquisas desenvolvidas pelos participantes e submetidas ao dossiê serão fundamentais para os programas de pós-graduação associados aos museus, enriquecendo as atividades de educação não formal e fortalecendo as equipes envolvidas na organização da EAE. A sinergia entre os eixos de educação não formal e divulgação científica permitirá a criação de um ciclo virtuoso que, em sua primeira edição, terá um impacto significativo tanto na sociedade quanto na universidade. A EAE contribuirá para o desenvolvimento de competências e conhecimentos que reverberarão nos grupos de pesquisa e nos participantes, estabelecendo Alfenas como um polo de referência na educação não formal e na divulgação científica.
Beneficiário
Pesquisadores, discentes da Pós-Graduação e Graduação, bem como professores da rede pública e privada de Alfenas, terão a oportunidade de participar de debates, palestras e GTs que enriquecerão suas práticas pedagógicas e acadêmicas, promovendo a troca de saberes.