MEET UP

Apresentação
O programa proposto é um desdobramento e atualização do projeto iniciado em 2019 e desenvolvido sob minha coordenação (geral e/ou adjunta) desde 2022. Temos como objetivo a criação de um ambiente propício para a prática de conversação em inglês e a troca de experiências e vivências no exterior, tanto para a comunidade da UNIFAL-MG, como para a comunidade externa. Para tanto, estamos propondo a manutenção do projeto online "Meet up to Speak English", onde pequenos grupos de pessoas com conhecimento intermediário da língua inglesa são formados e acompanhados por mediadores em encontros semanais. Em adição ao projeto já consolidado, estamos introduzindo o projeto "Living abroad", com encontros bimestrais online onde convidados(as) compartilharão suas experiências no exterior, e o evento presencial no campus Poços de Caldas, "Meet Up and Spill the Tea", onde um(a) convidado(a) compartilhará suas experiências com os participantes em um gostoso chá da tarde. Não se trata de aulas de inglês.

Objetivos
- Facilitar a prática da língua inglesa por meio de interações em pequenos grupos, permitindo que os(as) participantes melhorem suas habilidades comunicativas em um ambiente seguro e acolhedor; - Oferecer aos e às participantes a oportunidade de aprender com as experiências de convidados(as) que vivenciaram diferentes culturas no exterior, promovendo um intercâmbio cultural e de ideias; - Encorajar os(as) participantes a expandirem seus horizontes culturais e acadêmicos, incentivando a busca por oportunidades de intercâmbio e experiência internacional; e, - Criar oportunidades frequentes para que os(as) participantes pratiquem a conversação em inglês, ajudando a ganhar confiança e fluência ao se comunicarem em uma língua estrangeira, por meio de interações dinâmicas; - Contribuir com o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIFAL-MG nos eixos temáticos (i) Extensão e (ii) Gestão, Inovação e Internacionalização.

Justificativa
O domínio da língua inglesa é amplamente reconhecido como uma competência chave no mundo globalizado, essencial para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal (Crystal, 2003). No contexto acadêmico, a internacionalização das universidades intensifica a necessidade do inglês, à medida que colaborações e trocas de conhecimento transcendem fronteiras. No entanto, a conversação permanece um desafio significativo para falantes não nativos, afetando diversos setores da sociedade. O programa proposto busca abordar essa lacuna, proporcionando um ambiente de prática que aprimora as habilidades de conversação dos participantes e promove sua inclusão em atividades que requerem fluência em inglês. A proposta apresentada se alinha à necessidade de criar ambientes que promovam a prática da língua em contextos reais e significativos, o que, segundo estudos de Ellis (1994), é crucial para a aquisição de proficiência em línguas estrangeiras. Assim, reconhecendo que a prática é essencial para consolidar o aprendizado de uma nova língua, o programa visa fomentar a prática regular de conversação dentro e fora da comunidade UNIFAL-MG para auxiliar os participantes em seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal. Para tanto, o componente "Meet up to Speak English" do programa baseia-se em princípios de aprendizagem colaborativa, que enfatizam a interação social como fundamental para o desenvolvimento linguístico (Vygotsky, 1978). Ao formar pequenos grupos de conversação para pessoas com conhecimento intermediário de inglês, o projeto facilita a troca de conhecimento e experiências, facilitando a fala e aumentando a confiança, como evidenciado nos estudos de Long (1983) sobre a interação na aquisição de segunda língua. Além disso, a proposta é que o projeto "Living abroad" expanda essa abordagem ao oferecer encontros bimestrais com convidados que compartilharão suas experiências internacionais, promovendo a compreensão intercultural e preparando os participantes para se envolverem em contextos globais (Byram, 1997). Isso será complementado pelo evento presencial "Meet Up and Spill the Tea", que fornecerá um fórum informal para conversação, utilizando a linguagem como uma ferramenta para conectar experiências pessoais e culturais (Norton, 2000). A prática da conversação é considerada por Krashen (1982) como uma forma eficaz de aumentar a competência comunicativa, pois fornece aos alunos inputs compreensíveis e oportunidades de produzir a língua em contextos autênticos. Ao integrar essas estratégias no programa, espera-se que os participantes desenvolvam não apenas habilidades linguísticas, mas também competências socioculturais e estratégicas, essenciais para a navegação bem-sucedida no cenário global contemporâneo. Além de aprimorar as habilidades linguísticas, a proposta é que o programa proporcione benefícios significativos ao desenvolvimento de competências transversais ao promover a comunicação eficaz, ajudando os(as) participantes a expressarem suas ideias com clareza e confiança em contextos variados (Brandenburg & Biehle, 2019). A interação em grupos diversos poderá estimular o pensamento crítico, incentivando os (as) participantes a analisarem e avaliarem diferentes perspectivas e contextos culturais com uma maior abertura à novidade (Facione, 2011). Ademais, a exposição a novas ideias e situações durante as atividades do programa cultivarão a adaptabilidade, preparando os indivíduos para lidarem com ambientes dinâmicos e variados, uma habilidade crucial em cenários profissionais e acadêmicos cada vez mais interconectados e inovadores (Akkermans et al., 2013). Essas competências transversais complementam as habilidades linguísticas e também fortalecem o perfil geral dos(as) participantes, podendo os tornar mais competitivos e preparados para desafios futuros. Por fim, ressaltamos o caráter lúdico da proposta, que visa tornar a prática da língua inglesa uma experiência agradável e envolvente. Ao integrar atividades dinâmicas e interativas, como jogos de linguagem, debates informais e a atmosfera descontraída do evento "Meet Up and Spill the Tea", o programa estimula a participação ativa e a interação social, elementos cruciais para a aprendizagem eficaz (Deterding & Hull, 2009). Essa abordagem lúdica alivia a ansiedade associada à fala em um segundo idioma e cria um ambiente colaborativo onde os (as) participantes se sentem à vontade para experimentar a língua sem medo de cometer erros.

Beneficiário
Toda a comunidade da UNIFAL-MG e demais interessados da comunidade externa.