Apresentação
Após o sucesso da primeira edição, o projeto de extensão CSI Mirim, realizado pelos discentes e docentes da LACFor (Liga Acadêmica de Ciências Forenses) da UNIFAL-MG, entra em sua segunda edição com o objetivo de expandir ainda mais o alcance e o impacto do conhecimento em ciências forenses entre os estudantes do ensino público e privado do município de Alfenas. O projeto pretende atender alunos do Ensino Básico, apresentando os princípios das técnicas e metodologias aplicadas dentro das ciências forenses/investigação criminal. Pretende-se beneficiar escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas que demonstrem interesse em fazer parte deste projeto. A aprovação da UNIFAL-MG será essencial para a continuidade e expansão do projeto, permitindo que seja possível dar início à articulação nas escolas então contempladas. Logo, espera-se novamente contar com o apoio das instituições de ensino do município e proporcionar uma experiência ainda mais rica para os alunos participantes.
Objetivos
A LACFor busca por meio deste projeto levar o conhecimento forense a alunos das escolas do município de Alfenas. Utilizando fundamentos básicos e introdutórios juntamente de atividades práticas que explorem as diversas áreas dessa ciência, tem o objetivo de difundir as ciências forenses e proporcionar uma educação integrada entre adolescentes do Ensino Básico de escolas públicas e privadas, evidenciando a interdisciplinaridade dessa ciência e a importância do aprendizado dos conteúdos tradicionalmente ministrados nas instituições. Desta forma pretende: - Abordar a aplicabilidade de conteúdos de biologia, química, física, geografia, entre outros correspondentes ao Ensino Básico, contextualizando a importância deste aprendizado na investigação forense; - Executar quinzenalmente atividades sobre temas e técnicas científicas aplicadas à investigação forense nas escolas contempladas com o projeto; - Conscientizar este público da importância desta área na segurança pública; - Disseminar tais conhecimentos dentro das escolas e assim estimular o interesse e senso crítico dos alunos e contribuir na divulgação para a comunidade; - Incentivar este público em futuramente integrar os órgãos de segurança pública nas mais diferentes esferas.
Justificativa
Tendo em vista que situações de criminalidade, violência e morte são cotidianamente vivenciadas em nossa sociedade, é necessário conscientizar a população, desde cedo, a respeito da relevância do trabalho das instituições policiais na manutenção da ordem social, por meio da utilização da ciência a favor da justiça. Além disso, evidenciar a aplicabilidade dos conteúdos tradicionalmente vistos na escola, com a utilização de metodologias ativas, estimula a curiosidade e o senso crítico dos alunos a respeito das matérias básicas, como física e química, além de outras disciplinas, tornando-os mais interessados e envolvidos no processo de aprendizagem. Por fim, a apresentação das carreiras policiais como alternativa profissional, de forma mais aprofundada, ainda que de maneira informal, promove a busca dos alunos pelo ensino não-formal (como cursos e palestras on-line) e formal (academias de polícia) das Ciências Forenses, permitindo que se capacitem e preparem desde cedo para trabalhar com tal área. Portanto, introduzir conceitos relacionados às Ciências Forenses e apresentar conhecimentos técnicos-científicos aplicados para alunos do Ensino Básico, por meio de palestras e atividades interativas ministrados tanto por discentes e docentes da LACFor, quanto por profissionais da área, mostra-se fundamental para tais questões.
Beneficiário
Pretende-se beneficiar alunos do Ensino Básico de escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas que demonstrem interesse em fazer parte deste projeto.