Apresentação
O projeto "Compartilhando conhecimentos: Aprendizado mútuo através da troca de experiências" tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado colaborativo entre os estudantes do Campus Poços da UNIFAL-MG e da comunidade externa. A proposta é que os próprios alunos organizem atividades de reforço e minicursos sobre temas variados, como disciplinas acadêmicas (Cálculo, Física e Química) e habilidades práticas do cotidiano (culinária, informática, escrita), sob a orientação de docentes quando necessário. Além de suprir demandas acadêmicas e práticas, o projeto visa despertar o interesse dos estudantes pela docência e fortalecer a troca de saberes. A ação é aberta para toda a comunidade acadêmica e externa, e contará com acompanhamento docente para garantir a qualidade e eficácia das atividades ofertadas.
Objetivos
Promover o aprendizado colaborativo entre os estudantes e a comunidade, proporcionando um espaço para a troca de experiências, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e atendimento de demandas acadêmicas e sociais. Organizar turmas de reforço acadêmico para disciplinas de maior dificuldade, como Cálculo, Física e Química, ministradas por estudantes com suporte de professores. Facilitar minicursos e oficinas sobre temas práticos e do cotidiano, como culinária, informática e organização pessoal, com participação ativa de discentes e membros da comunidade. Proporcionar aos alunos facilitadores uma experiência prática em docência e comunicação de conteúdos, promovendo seu desenvolvimento como futuros educadores. Atender às demandas acadêmicas e práticas da comunidade acadêmica e externa de forma acessível e gratuita. Fomentar a interação dialógica e interdisciplinar entre os alunos, professores e a comunidade externa, fortalecendo a relação entre universidade e sociedade.
Justificativa
A necessidade de reforço acadêmico em disciplinas como Cálculo, Física e Química é uma questão bem documentada em muitos cursos universitários, especialmente nas áreas de ciências exatas e engenharias. Segundo a UNESCO (2021), a educação científica no Brasil enfrenta desafios significativos, incluindo a carência de recursos, a falta de professores qualificados e a desigualdade social, que afetam diretamente o desempenho dos alunos nessas disciplinas cruciais . Esse cenário é corroborado por estudos que mostram que muitos estudantes abandonam seus cursos por dificuldades em matérias essenciais, como Matemática, Física e Química, devido à falta de apoio pedagógico adequado (MARINHO, I., 2017). Além disso, há uma crescente demanda por oportunidades de desenvolvimento de habilidades práticas entre os estudantes, como informática, organização pessoal e escrita, que são valorizadas tanto no ambiente acadêmico quanto no mercado de trabalho. De acordo com as diretrizes da UNESCO, iniciativas que promovam a educação continuada e a troca de conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento das capacidades profissionais e pessoais dos indivíduos, especialmente em um contexto educacional cada vez mais interdisciplinar (UNESCO, 2021) O projeto "Compartilhando conhecimentos" também visa atender a uma demanda específica por experiências práticas na área de docência. Como aponta um estudo sobre a formação de professores no Brasil, a prática docente em ambientes formais e informais é crucial para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, e esse tipo de envolvimento pode despertar nos alunos o interesse pela carreira acadêmica (MARINHO, I., 2017). Ao permitir que os estudantes atuem como facilitadores e instrutores, o projeto oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento dessas competências, além de fortalecer a comunicação e o trabalho em equipe. Segundo as Diretrizes Nacionais para a Extensão Universitária (FORPROEX, 2018), projetos de extensão devem promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, possibilitando o desenvolvimento de novas habilidades, tanto para o público acadêmico quanto para a comunidade externa . Este projeto responde a essa diretriz, ao incluir minicursos que abordam temas cotidianos e práticos, como culinária e informática, que são de interesse tanto para a comunidade universitária quanto para a sociedade em geral. Por fim, ao abrir suas atividades para a comunidade externa, o projeto reafirma o compromisso da UNIFAL-MG com a democratização do conhecimento e a inclusão social, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4, que visa garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade para todos . Ao proporcionar acesso gratuito às atividades, o projeto contribui diretamente para o cumprimento dessas metas globais, ampliando seu impacto social.
Beneficiário
Alunos do Campus Poços da UNIFAL-MG que tenham interesse em participar de atividades de reforço acadêmico ou que queiram desenvolver novas habilidades por meio de minicursos. Comunidade acadêmica em geral (docentes e técnicos) e a comunidade externa interessada.