Apresentação
Em 2018, devido à crescente demanda da comunidade externa, servidores e alunos por atendimentos nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), surgiu a necessidade de criar um ambulatório específico para essas práticas. Assim, em 2019, foi proposta a criação do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UNIFAL (AMAPIC), com continuidade prevista para 2025. O AMAPIC é um projeto de extensão que oferece atendimento e qualificação em PICS, destinado a alunos com distúrbios mentais e físicos, além de servidores e técnicos administrativos. Os atendimentos ocorrerão de março a dezembro de 2025, uma vez por semana, utilizando os 29 recursos disponíveis nas práticas integrativas e complementares. Espera-se que, por meio das ações de pesquisa, ensino e extensão, o projeto contribua para o aprimoramento da prática clínica, a melhora na qualidade de vida dos participantes e a apresentação de trabalhos em eventos científicos e de extensão.
Objetivos
- Promover melhora da qualidade de vida; - alívio de dor - Melhorar a saúde mental e físico
Justificativa
A universidade tem o papel de formar profissionais críticos, reflexivos e com sólida formação ética. Para isso, as instituições adotam técnicas pedagógicas de ensino-aprendizagem comprometidas com o desenvolvimento de valores humanizadores, de modo que o discente possa pensar, agir e reagir de forma ética em situações da prática clínica (JESUS et al., 2016). O saber técnico-científico associado à prática clínica é fundamental para o processo de formação nos cursos da área da saúde. O conhecimento sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) permite ao aluno realizar um atendimento integral e humanizado, alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A aquisição desse conhecimento e a vivência clínica proporcionam ao aluno a capacidade de analisar criticamente e aplicar de maneira racional as informações científicas, melhorando a qualidade do cuidado prestado ao paciente (LOPES, 2000). O conhecimento adquirido no dia a dia da prática clínica gera novos saberes, questionamentos e, além disso, torna o aluno um buscador constante de informações, um curioso incansável pelo saber científico, consciente de que quanto mais se envolve em boas práticas, mais se aprimora.
Beneficiário
beneficiarão diretamente os discentes e a comunidade externa, servidores e técnicos administrativos , terão oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na PICs.